Quem visitar o Farol Santander São Paulo poderá entrar na Toca do Coelho que leva ao País das Maravilhas e vivenciar As Aventuras de Alice. A exposição passeia pelo universo fantástico de Alice, dentro e fora da história do livro original, de maneira lúdica, interativa e imersiva. A mostra, que ocupa duas galerias do prédio (24º e 23º andares), é inédita no Brasil.
Uma das obras literárias mais aclamadas da história e traduzida em mais de cem idiomas, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll – pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson –, é considerado um clássico do gênero fantástico. “Querendo trazer a magia dessa aventura até você, nós do Farol Santander São Paulo orgulhosamente apresentamos As Aventuras de Alice, um convite para que embarquem nessa incrível viagem pela superfície do conhecimento chegando ao mundo secreto e nonsense de Alice”, afirma Patricia Audi, vice-presidente do Santander Brasil.
O livro estimula a imaginação de adultos e crianças de vários lugares do mundo, com seus personagens e situações inusitadas: alimentos que fazem Alice aumentar e diminuir de tamanho, o que a leva a navegar em um rio de suas próprias lágrimas, uma rainha de copas cruel e sem coração, um coelho obcecado pelo tempo, uma lagarta filósofa e um gato sorridente em uma floresta mágica.
Referências que inspiraram o autor, adaptações pré-cinema, o início das animações, curiosidades e até ilustrações de nomes como Salvador Dali, Blanche McManus e Yayoi Kusama estão entre os destaques da mostra. Instalações, materiais históricos em vídeo com diversas versões de cenas famosas do conto e um cinema 3D fazem parte do vasto material audiovisual exposto. Logo na entrada, uma biblioteca com a primeira versão do livro conta a história dos personagens, da “verdadeira” Alice e de Lewis Carroll e exibe versões brasileiras do conto, uma delas feita em cordel, pelo poeta João Gomes de Sá, e outra de autoria de Monteiro Lobato.
“Grande parte das situações inusitadas descritas na publicação tem sua inspiração em pessoas, fatos e eventos próximos a Lewis Carroll e à família Liddell, da qual Alice fazia parte. Uma aventura que começou na tarde de verão de 04 de julho de 1862, em um passeio de barco pelo rio Tâmisa com as três irmãs Liddell: Lorina, Alice e Edith. Lewis Carroll inventou a história de uma menina que corria atrás de um coelho branco, caía em uma toca e adentrava em um mundo fantástico e nonsense. Alice Liddell gostou tanto do que ouviu que pediu para que a história fosse escrita. Assim nasceu um dos maiores clássicos da literatura, traduzidos em mais de 100 idiomas”, explica Rodrigo Gontijo, curador da mostra.
A exposição conta com realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio do Santander. A concepção, pesquisa e curadoria são de Rodrigo Gontijo, produção executiva de Julia Brandão e Angela Magdalena, cenografia de Lee Dawkins, direção de arte de Tissa Kimoto, com produção da Ayo Cultural.
Serviço – Exposição As Aventuras de Alice
Rua João Brícola, 24, Centro – São Paulo/SP
De 24 de junho a 25 de setembro de 2022 / de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / vendas online e também na bilheteria local
Mais informações em: farolsantander.com.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação