Quem poderia imaginar que nas encostas agrestes das montanhas de xisto cresceriam seletos vinhedos responsáveis pela criação de vinho tão especial. O rio Douro foi abrindo caminho montanha adentro e o homem foi esculpindo terraços para plantar as vinhas. Foram séculos de coragem e perícia para criar a paisagem e o vinho mundialmente famoso e desejado.
Na região da vinícola do alto Douro, o aperfeiçoamento do plantio de castas, o rigoroso processo de fermentação e os raios de sol a beira do rio tornaram-se a fórmula perfeita para a excelência do vinho produzido no Douro.
Uma distinção que começa no ano de 1756, quase se torna a primeira região demarcada do mundo. Atualmente, além dos vinhos generosos denominados por vinhos do Porto – saem do Douro afamados vinhos de mesa e espumantes.
Quer acompanhe o rio de carro pelas estradas sinuosas, quer decida fazer a viagem na sua histórica locomotiva, ou através de um passeio de barco, a paisagem montanhosa, as vinhas verdes no verão e avermelhadas no outono, as quintas solares, a boa gastronomia e o vinho vão seguramente encantá-lo.
Onde ficar
Quinta do Castro – quintadocrasto.pt
Aquapura Douro Valley – winehotelscollection.com/aquapura
Quinta Nova – quintanova.com
Onde comer
Castas e Pratos – castasepratos.com
Rui Paula – ruipaula.com
Como chegar
Partindo de São paulo, a Tap (flytap.com) oferece voos diários para Lisboa e Porto diariamente dos aeroportos de Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. De Lisboa até lá, são aproximadamente 350 quilômetros. A opção mais rápida é a partir do aeroporto de Porto são apenas 55 minutos de viagem de carro em auto-estrada.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr Oneterry Aka Terry Kearney