Há 60 anos, cinco crianças da cidade de Nerja, em Málaga, na região espanhola da Andaluzia, descobriram por acaso a grande caverna de Nerja quando brincavam no campo, uma das cavernas com as maiores estalactites do mundo.
Essas crianças agora têm mais de 80 anos e não imaginavam naquela época que haviam descoberto o que, anos depois, se tornaria um dos monumentos naturais mais visitados da Andaluzia e um dos mais antigos da Espanha.
Manuel Muñoz, seu irmão Miguel, Francisco Navas, José Luis Barbero e José Torres Cárdenas são simpáticos, atenciosos e falam sobre esse feito com grande orgulho por terem “dado” ao seu povo e à região de Axarquia uma maravilha que mudou a economia e a vida da região, com uma renda milionária e um fluxo de turistas de todos os lugares e em qualquer estação do ano. De alguma forma, eles carregam um sentimento patrimonial da caverna e a consideram deles.
E o fato é demonstrado com dados. O local é visitado por cerca de meio milhão de pessoas por ano e, em 2019, comemorou-se o 60º aniversário da “Descoberta”, promovendo eventos importantes e até um grande festival de verão e música e dança, com a participação de milhares de visitantes de toda a Espanha. com as melhores performances da cena musical nacional e internacional.
A gruta é imensa, pois possui mais de 5 quilômetros de galerias e já foram registradas cerca de 600 pinturas. Nem todas as áreas são acessíveis, mas graças a um novo programa de computador e ao Museu Nerja, o turista pode ter uma visão completa da caverna. Ali também o visitante pode ver pessoalmente a “Pepita” no Museu Nerja. Ela tem 9.900 anos e é um dos esqueletos mais bem preservados do mundo, descoberto na caverna em 1982.
A boa notícia é que um Instituto Científico e de Pesquisa estuda novas descobertas, utilizando técnicas modernas, e não descarta a possibilidade de aumentar a área aberta à visitação.
Para os visitantes amigos da gastronomia original, você pode saborear alguns pratos baseados na arqueologia pré-histórica oferecida pelo belo Parador de Nerja.
Inclua a atração no seu roteiro pela Andaluzia a Caverna de Nerja, que fica a 50 minutos de carro de Málaga, e o charmoso Parador de Nerja, que oferece quartos com decoração antiga para quem se apaixonar pelo lugar.
Dica de insider: estenda a viagem até Frigiliana, um povoado formado por descendentes de árabes a 10 minutos de Nerja.
O que fazer na Andaluzia:
Segóvia
Sem dúvida, é imperdível a visita à Catedral de Segóvia, e ao Alcazar. Uma opção saudável é fazer um tour privativo com um guia que te conta histórias surpreendentes. Mais incrível ainda é andar de balão seguido de um tour pelos principais pontos da cidade.
Córdoba
Não deixe de conhecer a Mesquita-Catedral, a Medina Azahara e os pátios de Córdoba.
Uma das dicas para aproveitar ao máximo uma visita à Córdoba é usar o ônibus Hop On Hop Off, que passa pelas atrações importantes e você pode subir e descer quantas vezes quiser.
Granada
A estrela de uma viagem a Andaluzia é, sem dúvida, a milenar Granada. Alhambra e os Palácios Nasridas são visitas obrigatórias e você pode aproveitar à noite para assistir a um show de flamenco no Jardines de Zoraya com ou sem jantar. O Museu Grutas de Sacromonte também é muito interessante ou, se fizer mais seu estilo, o Patio de los Perfumes tem um tour guiado pelos segredos do perfumista.
Como chegar
Há voos para Madrid e Málaga operados pela Iberia. De lá, alugue um carro, é a melhor maneira de se locomover pela Espanha, com excelentes rodovias sem pedágios, e estradas vicinais em cenários pitorescos.
Internet
Recomendo contratar internet de um desses dois provedores: EasySim4You e MySimTravel. O primeiro oferece dados ilimitados de internet; o último oferece pacotes de dados de velocidade rápida e serviços adicionais como geolocalização, número fixo de telefone e chip que não expira.
E lembre-se que é obrigatório contratar seguro viagem para viajar à Europa. Entenda aqui por que a imigração exige seguro viagem e faça a cotação dos melhores planos aqui.