A Itália não é só feita de bons vinhos e ótima gastronomia. Na verdade, pode ser uma escolha perfeita para quem gosta de praticar esportes de inverno. Na região de Friuli Venezia Giulia, por exemplo, estão algumas das mais belas montanhas do mundo, na parte oriental dos Alpes. Lá, é possível praticar vários esportes de inverno com o suporte de modernos resorts, pistas e trilhas bem estruturadas.
Entre as sugestões na região, estão o pequeno vilarejo de Forni di Sopra, localizado no ponto mais alto da montanha, com uma pista de esqui de 5,8 km, e o Ravascletto, outro vilarejo de pequeno porte, que se conecta com o monte Zoncolan através de um sistema de teleférico e oferece uma pista de 8 km para descer a montanha. Ainda na região de Udine está Tarvisio, bem na fronteira entre a Itália, a Áustria e a Eslovênia.
Mas um dos polos de esqui mais populares é Sella Nevea-Bovec, uma grande área dedicada à prática de esportes de inverno, com um sistema de trilhas que conecta vilarejos de dois países, a Itália e a Eslovênia, e permite praticar o esqui em paisagens fascinantes onde a natureza é praticamente intocada.
Outro lugar apaixonante para quem gosta de esquiar é Cortina d’Ampezzo, um destino turístico perfeito para apaixonados por montanhas. Lá, existe um circuito chamado de Dolomiti Superski, com 1.200 km de pistas, conectando 12 vales, além de curiosidades como um tour da Grande Guerra, que mostra os teatros de batalha da Primeira Guerra Mundial, entre outros roteiros temáticos. Cortina também se destaca pelo alto padrão das lojas, como joalherias, obras de arte, antiguidades e excelentes restaurantes e hotéis.
A Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) estima um aumento de pelo menos 20% no número de brasileiros em visita à Itália em 2017 em comparação com o ano passado. Os dados de 2016 ainda não foram fechados, mas em 2015 o país recebeu 873 mil brasileiros, um aumento de 14,4% em relação a 2014. Em número de pernoites, foram 2,2 milhões, uma alta de 16,9% em relação a 2014. No ano passado, os gastos dos brasileiros na Itália cresceram 5,7% em relação a 2015.
Mais informações em: italia.it
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Dragoncello