Gruyères, na Suíça, tem fama por dois motivos: o primeiro deles, bastante óbvio, é o queijo, e o segundo, seu castelo. E a cidadezinha medieval, seja por seus atrativos, quanto por seu charme, vale uma visita!
Situada no alto dos alpes friburguenses, o lugar com pouco mais de dois mil habitantes tem um dos castelos mais famosos de toda a Suíça. Hoje, o castelo que data do séc. XIII funciona como museu de arquitetura, história e cultura regionais.
Ao lado do castelo, está um museu bastante diferente, o Musée HR Giger, em homenagem ao artista homônimo internacionalmente conhecido. H.R. Giger é um dos mestres incontestáveis do realismo fantástico.
E se o interesse é por cultura, há ainda, no centro da cidadezinha, o Museu do Tibet, com mais de 300 esculturas budistas, pinturas e obras de rituais de diferentes regiões do Himalaia.
Estando em Gruyères, nada melhor do que aproveitar para conhecer mais sobre o queijo famoso, certo? Lá, é possível conhecer uma queijaria e entender mais sobre sua fabricação. Melhor ainda é prova-lo, não é mesmo? Sair de uma viagem à cidade sem experimentar um fondue típico ou ainda uma saboroso raclete de Gruyères.
Para conhecer a cidadezinha, é importante saber que lá não se entra de carro. Com lojinhas, restaurantes e cafés – estando num deles, não deixe de provar um autentico chocolate quente suíço – o destino atrai por seu charme e beleza que rendem boas caminhadas e muitas fotos!
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ bluejayphoto