Quanto à produção de bebidas, o México é logo associado à tequila e ao mezcal. Mas, no centro do país, onde impera o tempo seco em boa parte do ano, grande incidência solar e um solo de qualidade para o cultivo das uvas, as vinícolas aparecem como uma nova tendência. O estado de Guanajuato surpreende ao abrigar quase duas dezenas de vinícolas e um recém-estabelecido circuito do vinho.
As vinícolas encontram-se por todo o estado, nas cidades de Dolores Hidalgo, San Miguel de Allende, San Francisco del Rincón, Salvatierra, San Felipe e Guanajuato. Como a produção local ainda é bem recente e artesanal, as vinícolas são em estilo boutique e oferecem uma experiência mais personalizada aos visitantes.
Cuna de Tierra
Localizada na histórica Dolores Hidalgo, entre San Miguel de Allende e a cidade de Guanajuato, a Cuna de Tierra foi a primeira vinícola de Guanajuato. Pioneira na região, teve seus primeiros vinhos comerciais em 2008. Ainda em pequena escala, produz atualmente oito rótulos de alta qualidade.
A Cuna de Tierra oferece diferentes experiências aos visitantes, sendo que todas incluem tour guiado pelos vinhedos, caves e áreas de produção, além de visita à Torre de Tierra. Na parte superior dessa torre, que fica no meio da plantação, é possível admirar toda a beleza do amplo vinhedo de mais de 30 hectares – uma visão inesquecível.
Erguidos em 2013, a nova área de produção e o centro de visitantes da Cuna de Tierra são construções modernas em estilo industrial e rústico, que já venceram prêmios de arquitetura no México. Outras experiências disponíveis incluem degustações com tábua de queijos e frios e refeições harmonizadas. As visitas à vinícola são sempre mediante reservas e apenas para pequenos grupos.
Mais informações em: cunadetierra.com e guanajuato.mx
Texto por: Patrícia Chemin
A jornalista viajou a convite do Newlink Group para a cobertura do Tianguis Turístico México 2019, com apoio da Secretaría de Turismo del Estado de Guanajuato e com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Foto destaque por: Patrícia Chemin