Ícone do site Qual Viagem

Enoturismo com cara de Brasil em Pinto Bandeira

O Enoturismo é um importante segmento turístico que ocorre nas regiões produtoras de vinho em todo mundo e que aliam, por parte do turista, a visitação dos vinhedos e das áreas produtoras, a gastronomia, que pode ou não harmonizar com a produção local de vinhos. Essa atividade é muito importante, pois evita o êxodo rural, gera muito emprego e renda e ainda é uma maneira de conseguir atrair turistas de todos os segmentos econômicos e sociais.

No mundo, os principais destinos ficam na Europa, em países como França, Itália, Espanha,Grécia e Portugal. Há também essa atividade nos Estados Unidos e na Africa do Sul, e até em aguns países do continente asiático. Aqui na América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai são os campeões dessa atividade. O Brasil embora não esteja iniciando essa atividade, tem nos estados do sul, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os mais fortes investimentos nesse segmento, seguido de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e no Vale do São Francisco entre Pernambuco e Bahia.

O Enuturismo nunca teve por parte da Embratur e do Ministério do Turismo uma atenção em investimentos sobretudo em divulgação, infraestrutura e promoção. Nunca foi prioridade de nossas entidades em apoiar de maneira correta essa segmentação de mercado.

No sul, o antigo distrito de Pinto Bandeira hoje é uma próspera cidade que fica na região serrana do Rio Grande do Sul. Depois de se separar oficialmente de Bento Gonçalves e ganhar a emancipação política e administrativa, a pequena e charmosa localidade com pouco mais de 3.000 habitantes vem se despontando como um dos novos eixos do turismo gaúcho.

A cidade tem chamado a atenção de seus frequentadores pelas belas paisagens, gastronomia de primeira ordem e também pela produção de excelentes espumantes elaborados em seu terroir.

Antes era distrito de Bento Gonçalves, ganhando sua emancipação em 1993. Ela faz parte do roteiro turístico denominado Caminhos de Pedra. Situada em torno de 135 km de distância de Porto Alegre e a pouco mais de 15 km de Bento Gonçalves.

Assim como suas vizinhas Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves, Pinto Bandeira harmoniza o passeio com bons espumantes de vinícolas principais como Cave Geisse, Don Giovanni, Aurora e ValMarinho, e pratica de maneira profissional o chamado Enoturismo com cara de Brasil.

Indicação de Procedência do vinho é resultado do trabalho e união dos produtores locais

Pinto Bandeira é, acima de tudo, o terroir do espumante de qualidade, com uma geografia de altitude, relevo ondulado e solo de origem vulcânica. Não é a toa que tem Indicação de Procedência (IP) do vinho – certificação concedida pelo INPI que destaca e confere valor, localidade e identidade ao produto.

Aliás, foi a segunda área do país a ser certificada (a primeira foi o Vale dos Vinhedos, também no Rio Grande do Sul, que tem Indicação de Procedência e Denominação de Origem). Pinto Bandeira deu entrada em sua DO (Denominação de Origem). Portanto, será a primeira DO para espumantes aqui nas Américas. 

Por conta desta certificação, os vinhos elaborados em Pinto Bandeira tem de seguir algumas regras. Os espumantes devem ser elaborados unicamente pelo método tradicional (champenoise – segunda fermentação na garrafa) com uvas Chardonnay, Riesling Itálico, Viognier e Pinot Noir. Formas de plantio também têm normas rígidas, bem como o engarrafamento, que deve ser obrigatoriamente dentro da cidade. Outros destaques da IP Pinto Bandeira são: moscatel espumante, elaborado a partir das variedades Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscatel Nazareno, Moscato de Alexandria, Malvasia de Candia e Malvasia Bianc, vinhos finos tintos de maior destaque são varietais de Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Pinot Noir, dentre os vinhos finos brancos, destaque o varietal Chardonnay.

Duas vincicolas locais dão o tom de eficiencia, profissionalismo e foco e fazem o Enoturismo renascer no Brasil

A primeira é a Don Giovanni, que fica num dos lugares mais encantadores e pitorescos de Pinto Bandeira. O terroir da região está certificado com a Indicação de Procedência, que garante características de solo e de clima particularmente propícias para a elaboração de espumantes. Ainda, o manejo biodinâmico dos vinhedos permite colher uvas mais expressivas e de melhor qualidade.

Mais do que uma vinícola, a Don Giovanni é um complexo enogastronômico. Ela reúne num mesmo espaço: vinícola, restaurante e pousada. São apenas 8 quartos, 7 deles em um casarão construído em 1930. A Cabana, que está mais afastada do casarão, fica próxima aos vinhedos e foi construída a partir de um estábulo reformado – a vista privilegiada do nascer do sol é a “cereja do bolo” do passeio.

No final da tarde, a Don Giovanni possui o passeio pelos vinhedos e o pôr do sol no mirante – fique atento aos horários, o sol não espera para se pôr. A visita é feita a pé pelos vinhedos até o local, onde o vinho Don Giovanni Rosé harmoniza super bem com o final da tarde.

Aos sábados, o restaurante da Don Giovanni oferece um jantar harmonizado: uma sequência de pratos onde a maioria dos ingredientes é plantado e colhido na própria vinícola, incluindo as alcachofras do já famoso Risoto de Alcachofras servido lá. Em junho virão novos investimentos.

O administradores garantem que os apartamentos da pousada estão ganhando novos banheiros e um aquecimento central nos quartos para dar mais conforto aos visitantes, e um restaurante totalmente integrado à natureza será inaugurado oferecendo a possibilidade inclusive de novas experiências gastronõmicas como Pic Nic e cardápios personalizados. O Diretor da vinicola, Daniel Panizzi, garante que as reservas agendadas têm mais chance de conseguir uma experiência mais completa nos serviços.

Outra proposta bastante interessante e com cenários de filme você vai encontrar visitando a Cave Geisse, que é considerada a vinícola que produz os melhores espumantes do Brasil, e com certeza está nos Top 10 do mundo. Os rótulos produzidos alí são imperdíveis e de sabores únicos.

Lá é o lugar de fazer o Terroir Experience, um passeio com cara de aventura que acontece a bordo de um mini 4×4. Nesse roteiro, o guia apresenta as características que fazem do solo da vinícola um terreno perfeito para o cultivo das uvas, a base dos vinhos e espumantes. Acredite: a história que envolve o solo é quase um pretexto para fazer passeio off road pela vinícola, com paradas mais do que estratégicas para degustação em lugares como córregos e mirantes.

Além disso, essa vinícola oferece um serviço exclusivo de degustação em suas cabanas e tendas montadas junto à exuberante natureza, com mata preservada e araucárias centenárias que ainda cuidam do solo preservado. Os espumantes dali são realmente de primeiríssima qualidade. Aventure-se no mirante e fotografe os imensos parreirais da propriedade. Um esptáculo de passeio e uma experiência incrível para toda vida.

Onde ficar em Pinto Bandeira

A cidade ainda tem poucas opções de hospedagem. Você pode escolher em hospedar-se em Bento Gonçalves ou Garibaldi, que tem opções variadas de pousadas e hotéis para todos os bolsos e gostos. Mas em Pinto Bandeira, três meios de hospedagem não vão lhe decepcionar.

A Pousada e Vincola Don Goivanni tem 7 chalés e 1 uma cabana. São apenas 8 quartos num casarão de época construído no ano de 1930 da Família Dreher. Oferece também uma cabana rústica no meio dos vinhedos.

Outra opção é a Pousada Cantelli, situada entre o Roteiro Caminhos de Pedra e Pinto Bandeira, a pousada tem casarão centenário e rodeado por mata verde e vinhedos. Ideal para casais.

Outra dica nossa é o Lote 20 Hotel, uma pousada com proposta boutique, no Roteiro Caminhos de Pedra ao lado de Pinto Bandeira. Decoração moderna, cheia de charme e estilo. Ideal para casais.

Prepare as malas, tenha coragem de rasgar o asfalto e aventure-se para desbravar essa maravilhosa região do Rio Grande do Sul. Entregue definitvamente ao Enoturismo e descubra o que os primeiros descendentes italianos deixaram como legado aos brasileiros, principalmente nessa época de se praticar o turismo de isolamento, com segurança, paisagens incríveis e muito vinho.

Para completar a sua viagem, não deixe de visitar as instalações da Vinícola Aurora em Bento Gonçalves, que oferece com agendamento prévio visita em suas caves e o que é mais legal, gratuitamente. Leve malas vazias para voltar com rótulos exclusivos, pois será inevitável as compras.

Em Gariladi, uma excelente dica de hospedagem pe o novíssimo e minimalista Hotel Dallonder Ski. Vale a pena pelo conforto e excelente café da manhã. Ótimo custo-benefício.

dallonder.com.br 

dongiovanni.com.br 

familiageisse.com.br

vinicolaaurora.com.br 

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Fotos: Marcio Auriema

Comentários

Sair da versão mobile