Natural de São Bento do Sul, norte de Santa Catarina, Antonio de Oliveira, 49 anos, fundou em 2013 a El Camino, empresa que desenvolve práticas assertivas de criação de brinquedos e atrativos turísticos para fazendas, hotéis e cidades turísticas. Ele também realiza rigoroso trabalho de manutenção, como poda de árvores, troca e manutenção de equipamentos e operações mais delicadas, como readequação de um telhado após uma tempestade.
Na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul, é ele que realiza a troca das lâmpadas da torre, serviço a 60 metros de altura e que requer muita habilidade, experiência e rigoroso cumprimento das normas de segurança. Veterano, há muitos anos ele contribui para a manutenção e conservação do principal cartão-postal da cidade.
Antonio começou a atuar na área há 20 anos. Antes disso, trabalhou em uma transportadora, até mudar de ramo radicalmente. Primeiramente, ele se aventurou no rapel, mas percebeu que a prática, em si, não era lucrativa. Por isso, decidiu executar outros serviços. Começou a atuar na manutenção de vários segmentos, como poda de árvores gigantescas condenadas a cair e decoração de igrejas com mangueiras de led. Depois, passou a fazer mais trabalhos e a expandir suas experiências, consolidando a sua carreira.
“Se você estiver equipado, com os acessórios adequados, não é tão perigoso, embora o alpinismo industrial sempre tenha um risco”, comenta o profissional. O desafio é chegar em lugares onde as pessoas não têm acesso, mas, para isso, é preciso muito preparo físico. “Muitos podem ver só como uma troca de lâmpada, só que não é. Tem toda uma conjuntura”, explica, lembrando da necessidade de tomar decisões rápidas e ter planos para lidar com possíveis emergências.
Quem observa Antonio em ação, com toda a sua confiança, acha que ele não tem mais medo. No entanto, o que distingue é a sua capacidade de enfrentar o trabalho com cautela e responsabilidade. A cada tarefa, ele sabe que o coração vai sempre acelerar e a mão suar, afinal é uma grande dose de adrenalina.
Por ser capacitado, com frequência ele é chamado por órgãos públicos, principalmente os ligados à defesa civil e a empresas de energia e eletricidade para os mais diferentes serviços. Antonio também atende empresas e particulares fazendo atividades como manutenção, instalação de equipamentos em prédios e muito mais. Ele atua também como guia e condutor turístico, acompanhando clientes que desejam realizar experiência no turismo de aventura com total segurança.
Na Reisen Clube, assumiu como Vistoriador Técnico de Esportes de Aventura, com expertise em estruturas como paredes de escalada, balanços, suportes para redes de altura, tirolesa, falsa baiana, circuito de arvorismo, entre outros. Já atendeu mais de 100 clientes no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo, como a tirolesa no Piazito Parque Hotel na cidade de Pién, parede de escalada e arvorismo no Parque Gutbrau em São Bento do Sul, Cabana da Mata e Rede das Alturas.
Cidades, hotéis, pousadas e fazendas podem entrar em contato e solicitar orçamento em @elcaminotur, (47) 991509605 ou elcamino@elcamino.tur.br.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Divulgação