O empreendedor Ricardo Moreira, responsável por inaugurar o clube de praia Lup Beach Club em Sirinhaém (PE), em dezembro de 2020, esteve em São Paulo para participar da Equipotel, e conversou com jornalistas sobre o clube de praia e sobre novos investimentos que a empresa na qual atua, a holding DouroMar, pretende fazer no Brasil.
O Lup Beach Club faz parte do plano de expansão na região da Praia de Guadalupe, que fica a 90 km de Recife e 44 km de Porto de Galinhas, e ainda é um destino pouco explorado pelos turistas. A intenção é implantar mais oito projetos na região, começando pelo Guadalupe Beach Resorts, um resort all inclusive que terá um total de 604 quartos e cujas obras devem se iniciar no próximo mês. A previsão é que seja inaugurado dentro de 20 meses. A implantação do projeto partiu da iniciativa privada, com financiamento do Banco do Nordeste e apoio dos governos estadual e municipal.
Além deste empreendimento, o grupo pretende implantar espaços diversificados na região, como marina, open mal e condomínios residenciais. Uma nova via também está sendo pavimentada no entorno, o que deve facilitar o acesso à área. Apesar dos espaços serem empreendimentos separados, a ideia é integrar tudo, com os hóspedes do resort podendo utilizar outros espaços, como o restaurante do futuro open mall. A ideia dessa dinâmica é incentivar as pessoas a saírem de dentro do hotel e movimentarem a região.
Moreira, que é brasileiro de nascença, porém possui pais portugueses e passou a maior parte da vida morando em Portugal, explica o interesse na área. “Temos uma série de projetos para a região passar a ser uma expansão natural do turismo de Porto de Galinhas. Já existe alguns atrativos na área, como a Praia de Carneiros e a Ilha de Santo Aleixo. Ou seja, nem precisamos criar os atrativos”, explica Moreira, ao falar da natureza exuberante que atrai visitantes naturalmente. “Nós acreditamos que vai ser a nova região brasileira do turismo”, emenda.
A propriedade em que serão feitas as obras pertence à família de Moreira há quase 50 anos, e foi pensada inicialmente para a realização de loteamentos. Porém, com a evolução das necessidades e das demandas do público, o loteamento deixou de fazer sentido e o grupo optou por entrar no turismo para poder usufruir melhor da área disponível, que possui no total 300 hectares.
Clube de praia
Em relação ao Lup Beach Club, o empresário explica que ainda há uma certa dificuldade para os brasileiros entenderem o conceito de clube de praia, já que não é comum por aqui como na Europa. “A gente tem que explicar isso, pois ainda existe essa dificuldade. Mas quando as pessoas entendem e vão, normalmente todo mundo adora. A gente fez um padrão bem sofisticado, mas com a pegada de praia, para o visitante ficar à vontade”, diz Moreira.
Os visitantes que passam o dia no Lup podem optar por fazer passeios que duram cerca de duas horas para a Praia de Carneiros ou a Ilha de Santo Aleixo. Os dois locais ficam próximos ao empreendimento e são acessados por barco, dessa forma os visitantes podem conhecer cenários diferentes e retornar para usufruir o restante do dia no Lup.
Sobre a ideia de começar os projetos pelo Lup Beach ele diz: “Começamos pelo Lup porque acaba tendo uma rotação de turistas maior do que uma pousada. O Lup funciona como um day use, ou seja, a gente consegue fazer muito mais pessoas conhecerem a região do que faríamos com uma pousada que acaba tendo quatro ou cinco diárias e o volume de circulação de pessoas muito menor”, explica.
Por enquanto, a maioria dos visitantes do Lup Beach Club são provenientes de Porto de Galinhas, com destaque para o público regional aos finais de semana e na temporada de verão. O espaço mira nas famílias, com suas piscinas, passeios e acesso à praia, mas é igualmente atraente para casais, idosos ou um público mais jovem, já que realiza eventos e possui DJ, que anima os dias dos turistas. “Tem diversão para todos os públicos”, finaliza Moreira.
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Cláudia Costa