A Revista Qual Viagem foi convidada pela Emirates – considerada a melhor cia área do mundo – para uma visita a Dubai, seu hub de serviços. Numa programação bastante variada, acompanhamos aspectos culturais, conferimos as mais variadas atrações turísticas, visitamos o maior shopping do mundo, caminhamos por praias, estivemos em excêntricos centros gastronômicos e fomos conferir bem de perto o Centro de Treinamento de Comissários (Aviation College) da Emirates. O local é fechado para visitação aos turistas mas fomos autorizados a conhecê-lo para poder mostrar um pouco dos bastidores da aviação comercial mais capacitada do mundo.
O Aviation College é um moderno edifício de seis andares que tem uma arquitetura inovadora. É por lá que por dois meses jovens de todo o mundo tentam realizar o sonho de cursar de maneira intensa um programa focado no aperfeiçoamento e qualificação do profissional da aviação comercial.
Os alunos recebem aulas de introdução à cultura árabe e ao conceito de padrão e qualidade da Emirates. Voando para mais de 150 destinos, a empresa tem um perfil de democratizar e oportunizar vagas para funcionários das mais diversas nacionalidades.
O edifício é composto por mais de uma dezena de salas de aula temáticas. Outro aspecto importante no treinamento é que os alunos aprendem como se portar em casos de emergência, procedimentos de segurança, padrão de serviço e apresentação pessoal, bem como nutrição pessoal e atividade física.
Numa enorme sala temática, há dois simuladores de cabine das aeronaves modelo A380 e outra do Boeing 777, onde os alunos passam por rigorosos testes que simulam as mais variadas situações. O curso é quase que totalmente realizado por aulas práticas. O treinamento abrange os aspectos teórico e prático, sendo que o último ocorre em simuladores completos das aeronaves que compõem a frota da empresa.
Existe a simulações de turbulência, incêndio num banheiro, pane numa das turbinas e até situação de pouso na água, onde os alunos devem nadar e treinar salvamento. Na conclusão do curso, os novos comissários praticam o que aprenderam em voos de carreira durante aproximadamente quatro meses. Ao final, retornam para Dubai para uma bateria de testes e avaliações complementares. Os aprovados participam de uma cerimônia de formatura e a partir daí passam a integrar a equipe de colaboradores da Emirates.
A aérea dos Emirados Árabes Unidos nasceu no ano de 1985 e pertence ao governo, portanto é uma estatal com visão altamente empresarial. Tudo ali tem comprometimento, meta e objetivo.
O real compromisso é ofertar ao passageiro uma experiência única em sua viagem, seja a classe que esteja voando. Com uma mistura cosmopolita e democrática de jovens profissionais de mais de 130 nacionalidades, a tripulação de cabine fala mais de 60 idiomas e leva para os céus a sua diversidade e seu histórico vibrante.
Números grandiosos e obsessão pela perfeição
São 420 voos diários para mais de 150 destinos. A empresa atua em seis continentes com mais de 2,3 mil funcionários em mais de 125 centrais de atendimento e lojas de vendas fora de Dubai, que dão suporte a 17 idiomas. As centrais de atendimento da Emirates ajudam mais de 4 mil pessoas ao redor do mundo a cada hora durante o período mais movimentado do dia. No aeroporto, o passageiro tem uma experiência tranquila de check-in auxiliada por funcionários altamente treinados em cada aeroporto.
Os associados Emirates Skywards ou que estejam viajando na Primeira Classe ou Classe Executiva podem aproveitar um atendimento atencioso nos lounges dos aeroportos onde a empresa atua. Desde um serviço de translado personalizado com Mercedes ou BMW até uma bebida servida impecavelmente antes de cada refeição tornam os serviços da companhia inspiradores. Não é à toa que a Emirates é considerada a melhor e mais completa companhia aérea do mundo, principalmente na última década. Treinamento, foco e respeito ao cliente, um tripé perfeito para continuar perseguindo a perfeição!
Mais informações em: emirates.com
Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viaja a Dubai a convite da Emirates, com acompanhamento perfeito da Llorente & Cuenca, através da competente jornalista Isabelle Leal, e conta com o seguro de viagem GTA.