Estivemos recentemente no Chile e para iniciar com chave de ouro, vamos contar como foi nossa experiência no passeio feito para Cajon Del Maipo para conhecer a maravilhosa lagoa Embalse El Yeso.
Iniciamos fechando o passeio com a Destino Chile por 50 mil pesos por pessoa, empresa da qual acabamos fazendo outras Day Trips (Falaremos em outra oportunidade). Todo o atendimento foi feito através do What’s com a Erica. Pessoa muito atenciosa que nos passou todas as informações necessárias, inclusive nos dando outras dicas sobre a cidade e lugares para conhecer.
Nós deixamos para resolver os passeios todos em cima da hora e tivemos um pouco de dificuldade para encaixar dentro do nosso roteiro (Mas no final deu tudo certo) A dica aqui é fazer essa programação com antecedência reservando já o seu passeio evitando assim de não ter mais lugar no dia, e não se preocupe, pois o pagamento é feito somente no final do dia quando o motorista lhes deixar na porta do hotel!
- Saia do Brasil conectado com internet ilimitada da melhor qualidade. Com a Easysim4u sua viagem será muito melhor.
Embalse El Yeso sem duvida é um dos principais passeios para quem vai a Santiago. Acredito que o primeiro seja o Valle Nevado, mas no inverno quando as estações de esqui estão abertas. No nosso caso, resolvemos que não iríamos no Valle Nevado, pois não teria graça, afinal iríamos ver somente morros e montanhas.
O Embalse El Yeso está localizado nas Cordilheiras dos Andes no município de San José Del Maipo a mais de 2.200 metros de altitude e para chegar é preciso muito cuidado, pois o caminho beira muitos precipícios e a estrada sinuosa deixa tudo mais perigoso. Inclusive segundo informações, o passeio só é feito até abril ficando fechado para visitações no inverno.
Curiosidade – Embalse El Yeso é uma lagoa/barragem feita pelo homem inaugurada em 1964, de onde é captada água do rio Yeso sendo assim a principal fonte de abastecimento de agua potável dos mais de 7 milhões de pessoas que residem em Santiago e região metropolitana.
O PASSEIO
Nas primeiras horas do dia o motorista chegou em nosso hotel no horário marcado e de lá partimos pegar outras pessoas para ai então seguir para as Cordilheiras.
O percurso total é de uns 75 quilômetros feitos em 1:30 desde Santiago, mas antes paramos em San José Del Maipo, uma das ultimas comunidades antes de entrar no ‘nada’.
Em San Jose Del Maipo, paramos para tomar café e se abastecer de água e comidas, uma vez que no percurso não há muitas opções e não há programado outras paradas. Há uma praça bem bacana para comer sentado em um de seus bancos apreciando as montanhas que cercam a região.
O percurso todo é maravilhoso, com paisagens de tirar o fôlego e por isso é bom ficar com sua câmera sempre preparada (Mas não se esqueça de carregar as baterias na noite anterior!!! Rssss… esquecemos de carregar a Gopro, mas ainda bem que os celulares estavam 100%).
Como já mencionamos acima, o percurso ate o Embalse El Yeso é bem sinuoso e como fomos no fundo da Van acabamos ficando um pouco enjoados, mas não sabemos dizer se isso é regra, porem havíamos lido algumas informações antes da viagem e nos deparamos com depoimentos parecidos, então a dica é: caso consiga lugares mais na frente da Van, aproveite!!
Tirando a parte ruim, cada curva que fazíamos encontrávamos paisagens inesquecíveis dos quais incluíam rios, penhascos, montanhas, florestas, mineradoras abandonadas e cachoeiras que cruzavam a estrada descendo penhasco a baixo. Essas cachoeiras são reflexos do degelo da neve que se forma no inverno. Muito Top!
Após passar por todas essas belezas naturais regadas a adrenalina de passar a poucos metros dos penhascos chegamos a tão sonhada Lagoa. Com seu verde turquesa de hipnotizar ficamos ali apreciando e claro registrando cada momento.
Importante saber que existem passeios que te levam somente para o Embalse El Yeso, e nesse caso fazendo mais paradas no decorrer do caminho para tirar fotos e o passeio que optamos no qual além de conhecer o Embalse ainda fomos depois para os Banos Colinas.
Nesta parada a Destino Chile nos ofereceu um pequeno aperitivo com queijo, jamon, azeitonas e um vinho para ajudar a descer e claro, brindar aquele momento inesquecível.
No caminho de volta paramos em uma barraquinha para experimentar o famoso MOTE, bebida típica chilena feita com suco de pêssego e pedacinhos de trigo (parece um chá).
A barraca estava em frente a uma mineradora abandonada e por isso rendeu algumas fotos legais também!
Depois fomos para os Banos Colina aproveitar o restante da tarde nas aguas quentinhas finalizando assim um dia incrível cheio de emoções.
VÍDEO
- Acompanhe essas e outras dicas de viagem do Passeando a Limpo no Instagram e no Facebook
ORGANIZE SUA VIAGEM
Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.
- Vai alugar carro? Reserve aqui com as melhores tarifas.
- Saia do Brasil com o melhor plano de dados e fique conectado.
- Procurando hotel? Reserve aqui com as melhores tarifas.
- Faça seu seguro viagem e garanta a melhor condição.
- Evite filas e garanta já sua entrada nas principais atrações.
- Conheça o primeiro parque de neve da Florida - 15 de fevereiro de 2021
- Mini Mundo em Gramado - 22 de novembro de 2019
- Onde comer bem em sua viagem nos Estados Unidos - 12 de agosto de 2019