Hotel boutique quatro estrelas em Québec, no Canadá, o Hôtel-Musée Premières Nations alia uma hospedagem exclusiva à cultura indígena local. Localizado a apenas 15 km do centro histórico da Cidade de Québec, o hotel está dentro da comunidade Wendake, reserva aborígine do povo Huron-Wendat.
Só na província de Québec há 55 reservas de 11 povos indígenas diferentes, chamados no país de Primeiras Nações (“First Nations”, em inglês, ou “Premières Nations”, em francês). Wendake é a única reserva Wendat do Canadá, com cerca de 1.500 habitantes – todos descendentes do povo nativo. Dentro de sua área de 3 km², as construções são iguais a qualquer outro vilarejo canadense, mas alguns lugares foram estabelecidos para preservar a cultura Wendat.
Um deles é o Hôtel-Musée Premières Nations, aberto em 2008 e administrado pela comunidade de Wendake. A ideia inicial era instalar um museu dedicado aos povos aborígines de Québec. Mas, para atrair mais turistas e possibilitar a manutenção do empreendimento, foi incluído o hotel no projeto. O resultado foi um estabelecimento que tem sucesso em resgatar as tradições do povo Wendat de uma forma moderna, única e autêntica.
Por todo o hotel, há muitos trabalhos artesanais feitos por artistas indígenas. A própria arquitetura do Hôtel-Musée Premières Nations lembra a moradia típica dos Wendat há séculos atrás, chamada de “maison longue” (algo como “casa longa”). Mesmo assim, toda a estrutura do hotel, tanto por dentro quanto por fora, é bem moderna.
Em meio a muitas árvores, o hotel possui 55 quartos de estilo contemporâneo, todos com vista para o Rio Akiawenrahk. Inclusive, margeando o rio, há uma pequena trilha que rende uma agradável caminhada. O restaurante La Traite oferece um cardápio de gastronomia refinada com influências dos povos aborígines, além de mesas em um belo terraço ao ar livre. Há também uma piscina coberta, academia e o Centre Nation Santé-Spa, com tratamentos como massagens e banhos nórdicos.
Integrado ao hotel está o Museu Huron-Wendat, que preserva toda a herança cultural do povo Wendat através de vários objetos históricos. Para aprender ainda mais sobre como era a vida dos primeiros habitantes de Québec, ao lado do museu está a Maison Longue Ekionkiestha, uma representação perfeita da “casa longa” dos Wendat. Hóspedes do Hôtel-Musée Premières Nations tem 50% de desconto na entrada do museu. Há uma loja de presentes na saída.
Hôtel-Musée Premières Nations
5, Place de la Rencontre – Wendake, Québec, Canadá
Mais informações em: hotelpremieresnations.ca
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Destination Canada para participar do evento GoMedia Canada, em parceria com Québec City Tourism e QuébecOriginal, e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Foto destaque por: Patrícia Chemin