Ícone do site Qual Viagem

Em Aachen, as estátuas contam a história da cidade que foi preservada na Alemanha

The cathedral in Aachen (Germany) at the sunset. UNESCO World Heritage Site. Taken in outside with a 5D mark III.

Aachen é uma cidade que vive, pensa e sente a Europa. Localizada na Alemanha, na Renânia do Norte, Vestfália, a cidade também faz divisa com Holanda e Bélgica, formando o triângulo das três fronteiras. Pequeno e interessante, o destino oferece uma rica história aos turistas.

A cidade abriga um dos grandes monumento e símbolos da Europa: a Catedral de Aachen. A catedral foi concluída no ano 800, mesma época da coroação de Carlos Magno e também é a primeira igreja do norte da Europa. Além disso, durante séculos foi a igreja de coroação de quase todos os reis alemães. Mesmo passando por algumas reformas, não precisa nem mencionar que está é uma visita obrigatória.

Foto por iStock / interlight

Aachen é um dos destinos que não precisa de mais de dois dias para conhecer seus atrativos. Possui fácil acesso de trem, permitindo até mesmo opção de bate e volta na cidade alemã. Saindo da estação Aachen Hbf, siga para a praça Friedrich-Wilhelm-Platz, onde está o monumental palácio Elisenbrunnem, reconstruído após a Segunda Guerra Mundial em torno das fontes de água termal e curativa – as águas chegam da fonte do Imperador, com aproximadamente 52° C e são ricas em enxofre. No palácio, há algumas informações turísticas da cidade.

Foto por iStock / mathess

Para quem deseja conhecer os antigos banhos romanos, eles foram restaurados e hoje apresentam uma versão mais moderna. O Carolus Thermen é o mais conhecido. No complexo, há piscinas termais com diferentes temperaturas, saunas finlandesas e japonesas, banho turco, tratamentos de spa ayurvédco e massagens.

Foto por Reprodução / www.germany.travel

Conheça também o jardim Elisengarten e aproveite para descansar e relaxar – muitos aproveitam o espaço para isso. No meio do jardim tem um espaço coberto de vidro, que protege as escavações da cidade que foram feitas ao longo dos períodos. A entrada é gratuita.

Foto por iStock / rclassenlayouts

Já no centro histórico da cidade é possível notar algumas estátuas presentes na fonte Kreislauf des Geldes e uma variedade em estilos arquitetônicos, que mistura flamenga, gótica e bizantina. Observe como os locais históricos e toda a cidade foram cuidadosamente preservados e alguns foram até reconstruídos adequadamente.

Foto por iStock / thehague

Além das estátuas, há também muitas fontes. Uma das estátuas que mais chamam a atenção é o monstro original, da fonte Bahkauv. O monstro foi destruído durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Segundo a lenda, a estátua era de um monstro que aterrorizava a cidade em 1600. Hoje é um dos marcos de Aachen. A estátua atual foi restaurada nos anos 60.

Em meio a tantas estátuas não poderia faltar a do Carlos Magno, localizada no centro da praça e em um dos lugares mais visitados: a Câmara Municipal. A Câmara está situada em um magnifico edifício em estilo gótico edificado entre 1334 e 1376 e decorado com 50 estátuas dos soberanos alemães. Foi construído sobre as fundações do palácio de Carlos.

Foto por iStock / lukutin77

Na cidade há duas portas do período medieval que permanecem em pé até os dias de hoje. Uma se chama Ponttor e está na rua Pontstrabe; a outra está perto da estação de trem e é chamada de Marschiertor, localizada em Franzstrabe, sendo uma das maiores portas medievais da Europa Ocidental.

Ponttor. Foto por iStock / lev1977

Antes de pegar o trem de volta, não deixe de experimentar os biscoitos Printem. Esses biscoitos são crocantes e feitos com especiarias e cobertos com chocolate ou crosta de glacê. Conheça pelo menos uma das confeitarias.

Foto por iStock / hichako

Para quem deseja ir e conhecer com calma todos os cantinhos e história de Aachen, confira abaixo algumas dicas de hospedagem e como chegar:

Como chegar

De trem confira as passagens e valores na Rail Europe.
De avião a melhor opção é descer no aeroporto de Frankfurt. Da cidade até Aachen é indicado pegar um trem.

Onde ficar

Ibis Styles Aachen City

Hotel Drei Konige

Art Hotel Aachen

Onde comer

Akl Libanesisches Restaurant

Am Knipp

Homeburgers

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / rclassenlayouts

Comentários

Sair da versão mobile