Que o Marrocos guarda incríveis destinos turísticos, como Marrakesh, Casablanca, Rabat e Fez, com medinas históricas e outros tantos monumentos, isso muitos sabem. Mas ainda há outros lugares menos conhecidos a serem explorados, como El Jadida. Localizada no litoral, a 100 km de Casablanca, a cidade já foi uma possessão portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII.
Nessa época, o local era chamado de Mazagão. Depois, mudou de nome para Mazagan durante a colonização francesa e, hoje, é mais conhecida como El Jadida. As principais construções portuguesas que restaram da antiga Mazagão estão junto ao mar, numa cidadela fortificada com muralhas e ameias medievais.
Lá dentro, é possível encontrar a Igreja da Assunção (de estilo manuelino), hotéis, lojas e até restaurantes portugueses. Mas o que mais chama a atenção é um sistema de cisternas subterrâneas, com uma estrutura em pedra com arcos e colunas.
Graças ao bom nível de conservação, a cidadela de Mazagão ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. El Jadida pode ser um bom passeio para quem está a caminho de Marrakesh, localizada 200 km ao sudeste.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / AlbertoLoyo