Dubai talvez seja o destino turístico internacional mais surpreendente para todas as idades. Tida apenas como um destino de luxo, para poucos, ou um sonho para casais apaixonados, a cidade revela-se a cada período. Depois do turismo de luxo, já consolidado, vieram os cruzeiros marítimos, que há menos de uma década, iniciaram rotas surpreendentes para países do Oriente Médio. Logo em seguida, começaram os investimentos de hotéis mais tangíveis em preços, permitindo que a classe média pudesse ter mais acesso. Atualmente, o que está na moda são as variadas ofertas de parques e passeios disponíveis para as crianças com foco na família.
Visitar Dubai é realmente uma experiência única, a começar pela viagem de avião com a Emirates, considerada a melhor aérea do mundo, que proporciona a melhor e mais enriquecedora experiência a bordo. Tanto nos voos operados pelos A 380 – o maior avião comercial do mundo em operação -, como pelo Boeing 777, o serviço, as refeições, o entretenimento e principalmente a pontualidade são itens a se destacar.
Explorar os Emirados Árabes Unidos a cada ano é um imenso desafio. Dubai é um dos sete deles. O destino tem tantas atrações que fica difícil focar em uma única reportagem tudo o que se oferta por lá. A maior cidade dos EAU oferece tantas opções de parques e passeios para crianças e adolescentes que mais parece um gigantesco parque de diversões à céu aberto. A cultura é muito diferente da brasileira. Por essa razão, a viagem fica ainda mais enriquecedora. Ao entrar em contato com hábitos, costumes, gastronomia, modo de vida e religiões do local, os turistas desenvolvem a empatia e aprendem a conviver a diversidade de forma harmônica. Cores, cenários, cheiros, clima, tudo é muito diferente do que usualmente vivemos no Brasil.
Desde o fim do ano passado, Dubai não exige mais visto para turistas de diversos países, entre eles para os brasileiros. A cidade enxerga grande potencial econômico nessa área e pretende se tornar de fato um destino de entretenimento. Além de possuir o maior par- que de diversões indoor do mundo está fase de finalização o complexo Dubai Parks and Resorts, abrigando cinco parques temáticos, dois hotéis e um enorme centro de compras espalhados por uma área de aproximadamente 30m². Com essa mega obra, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos caminha a passos largos para ser a “Orlando do Oriente”.
Além dos grandes investimentos, principal- mente nas duas últimas décadas, Dubai tem acelerado ainda mais obras em função de dois grandes eventos.
Em 2020, será a sede da Exposição Mundial da Cultura e em 2022, o país vizinho, o Catar, irá realizar a Copa do Mundo, o maior evento esportivo do mundo depois das Olimpíadas. Portanto, o Oriente Médio está abrindo cada vez mais as suas portas para turistas de todo o mundo e construindo atrações novas a cada momento.
Dubai ficou conhecida como um destino de luxo com os seus mega resorts, hotéis, os maiores shoppings, aliás o maior do mundo também está lá, The Dubai Mall. Com mais de 1200 lojas, 140 restaurantes e cafés e 25 salas de cinema, além de inúmeras atrações para a criançada. Dentro dele você pode começar o passeio pelo magnífico e surpreendente Aquário de Dubai. Tenha paciência, pois para visitar as mais de 20 salas temáticas, você gasta no mínimo 3 horas de passeio.
Lá também você vai encontrar o parque Kidzania, que inclui o Dubai Ice Rink. Mas se você pensa que parou por aí, não se engane. Aproveitando a ida ao Dubai Mall, dê uma passadinha na loja de brinquedos Hamleys. Ela é uma loja de brinquedos incrível e enorme, onde nada está fora dos limites para as crianças. Elas podem brincar com qual- quer coisa que veem por lá.
A foto do painel de acrílico que dá vista para o Dubai Aquarium é uma das mais divulgadas de Dubai. Qualquer um que passa pelos andares térreo, 1 e 2 pode apreciar essa tela viva, mas quem opta por pagar o ingresso básico (que custa razoáveis AED 70) ganha a experiência de passar pelo túnel submerso de 48 metros de comprimento, que cruza o aquário, e visitar o Zoológico aquático que tem até um gigante crocodilo!
A partir das 18h, e de meia em meia hora, há um show das águas dançantes em frente ao Dubai Mall, ao som de músicas árabes e internacionais. A fonte fica em frente ao Burj Kalifa, cercado por bons restaurantes e cafés. Um passeio gratuito, emocionante e que conta com projeções de luzes no prédio mais alto do mundo. Um espetáculo para todas as idades!
Outra dica legal é realizar um tour completo pelas principais atrações da cidade, utilizando o Big Bus Dubai. Na praia mais badalada da cidade, em Jumeirah, o Wild Wadi Water é um Parque Aquático fantástico que garante diversão para toda a família. Uma dica é fazer um “Day Use”, passar o dia no hotel, curtindo o parque aquático. Na praia de Jumeirah fica o resort do Wild Wadi Water que é bastante completo. Outros dois passeios são o Aquaventure Water Park e o Dolphim Bai, que possui um gigantesco aquário o The Lost. Todos esses oferecem pacotes de “Day Use”.
Outra atração surpreendente é o enorme jardim Miracle Garden. Um passeio delicioso. O impressionante espaço abriga cerca de 45 milhões de flores distribuídas em uma área de 72 mil metros quadrados. São canteiros e topiarias que reproduzem ícones da arquitetura e objetos de maneira a deixar qualquer um boquiaberto.
A HISTÓRIA INTERATIVA NO DUBAI MUSEUM
Conhecer o Dubai Museum, que conta a história da cidade, é uma diversão perfeita para os pequenos. Ele é todo cheio de dioramas que retratam situações do passado e tem até recriações do fundo do mar e do ambiente do deserto – uma sala chega a ter chão coberto com areia! Estando ali perto visite o Mercado de Joias e Especiarias, atravessando o rio Creek de barco e almoçando num dos restaurantes típicos.
Uma atração imperdível para todas as idades é conhecer o Burj Kalifa, simplesmente o prédio mais alto do mundo e que pode ser vis- to em qualquer ponto da cidade! Experimentem o fantástico elevador que sobe 10m/s e vai até o 124o andar! Uma experiência única. Chegando lá em cima você tem dois mirantes, três lojas de conveniência, duas cafeterias, além de ser presenteado com uma vista indescritível de toda a cidade e de parte do deserto que abraça Dubai. O Burj Kalifa tem 165 andares e já estão preparando um mais alto que deverá estar pronto dentro de um ano, junto com a maior roda gigante do mundo. Por onde se olha, há enormes guindastes e construções sendo erguidas por Dubai e por todo o país.
O MAIOR PARQUE INDOOR DO MUNDO
O Ski Dubai é um inovador parque indoor de neve na cidade que tem temperatura superior a 30 graus no inverno, chegando a 52 graus no verão. No parque de neve indoor é possível esquiar, andar de teleférico, trenó, fazer snow tubing (descer numa boia, como nos parques aquáticos) ou até encontrar pinguins de verdade que interagem diretamente com os visitantes. O parque fica dentro do shopping Mall of Emirates que é um lugar bastante especial para compras e boas comidinhas.
A ORLANDO DO ORIENTE MÉDIO
Aqueles que buscam um centro de diversões mais completo devem visitar o Dubai Parks and Resorts, que é considerado o maior parque de diversões de Dubai, uma espécie de Disneyland do Oriente Médio. Em vez de Mickey, Pato Donald, Pateta e cia, quem comanda as atrações são os divertidos personagens Shrek, Kung-Fu Panda, os Smurfs e até os monstrinhos dos desenhos do Hotel Transilvânia e do filme Como Treinar Seu Dragão. Nele estão o Motiongate Dubai, Riverland e Bollywood. Os outros dois parques estão em fase final de construção, como também os hotéis.
Dubai é tão fantástico em termos de atrativos, que você pode visitar o maior parque do planeta, só que esse é o mais natural de todos, o deserto! Realizar um Safári por lá no final da tarde é um passeio imperdível que dura pouco mais de 5 horas realizado num carro climatizado no meio das enormes e brilhantes dunas de areia laranja com direito à assistir ao pôr do sol, fazer um passeio de camelo, realizar uma tatuagem de hena, exclusivo para as mulheres, e jantar em tendas beduínas. Exotismo puro para crianças e adultos! Não deixe de fazer essa experiência que é única e vale cada centavo. Além da paisagem deslumbrante você pode encontrar com bandos de camelos que circulam entre as dunas no meio do nada, e as ariscas gazelas, além de outros animais típicos. Outro passeio impactante a ser feito é o de Balão, no deserto. Fica a uma hora e meia mais ou menos de Dubai. A expedição rumo ao deserto começa já quase de madrugada, com os carros da operadora fazendo do pick up (gratuito) dos interessados. Por volta das 4h da manhã eles pegam você no hotel e de lá partem para o coração do deserto, bem longe do agito urbano, onde só terá areia. A vista do nascer do sol é fantástica, além de todos poderem conferir o deserto acordando. Uma sensação única, onde a força da natureza está sempre presente.
Como chegar
A Emirates é a única companhia aérea com voos diretos a Dubai a partir do Brasil. A viagem tem duração de 14h30. As rotas para São Paulo são operadas pelas aeronaves A380 e 777-200LR, e para o Rio de Janeiro a- penas pelo Boeing 777-200LR. Outra opção é utilizar os serviços de empresas que voam para as principais capitais da Europa e realizar um voo de conexão.
Onde ficar
Dubai é servido por alguns dos melhores hotéis do mundo. Mas há boas opções na rede hoteleira com tarifas mais em conta e com café da manhã. Minha dica é o Hotel V, da linha collection da Rede Hilton, que oferece uma hospedagem de excelência, com apartamentos claros, grandes, decoração contemporânea, café da manhã completo e excelente área de lazer. Consulte abaixo outras opções de hospedagem.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a convite da Emirates, com cobertura de seguro de viagem GTA.
Foto destaque por Istock/ RastislavSedlak