Ícone do site Qual Viagem

Dubai registra aumento do número de visitantes no primeiro semestre de 2024

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu 9,31 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e junho de 2024, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 8,55 milhões de chegadas. Os dados são do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET).

Após um forte 2023, quando a cidade recebeu 17,15 milhões de visitantes internacionais, o setor de turismo manteve uma excelente performance e se encaminha para um desempenho recorde este ano. Impulsionado pelo trabalho do DET, ao lado de parceiros do setor, o crescimento está alinhado ao objetivo de tornar Dubai a melhor cidade do mundo para se visitar, viver e trabalhar.

As estratégias implementadas em parceria entre os setores público e privado resultaram também em reconhecimento internacional. No início de 2024, Dubai foi eleita, pela terceira vez consecutiva, o destino global número 1 no Tripadvisor Travellers’ Choice Awards, sendo a primeira cidade a alcançar essa distinção tantas vezes seguidas. Também no primeiro semestre, Dubai foi nomeada o principal destino do Oriente Médio pelo World Travel Awards, enquanto o Aeroporto Internacional de Dubai e o porto Mina Rashid foram nomeados, respectivamente, o principal aeroporto e o principal porto de cruzeiros do Oriente Médio.

A oferta diversa do destino é um dos principais atrativos para a expansão do turismo. Gastronomia, cultura, compras e muito mais tornam Dubai o destino ideal para diversos perfis de visitantes. Em relação à culinária, a posição de Dubai como uma capital gastronômica mundial foi reforçada com a terceira edição do Guia MICHELIN Dubai, lançado em julho, que reconheceu 106 restaurantes. Além disso, Dubai sedia 18 dos 50 melhores restaurantes do Oriente Médio e Norte da África, de acordo com o ranking 50 Best. O setor de cruzeiros também gera resultados expressivos: na última temporada de inverno, entre outubro e abril, foram 132 escalas de navios nos portos Mina Rashid e Dubai Harbour.

Eventos de negócios desempenham um papel fundamental, tanto através das grandes feiras que a cidade hospeda anualmente, como por meio de conferências e reuniões trazidas pelo Dubai Business Events, parte do DET, e pelo bureau oficial de convenções. Este ano, Dubai sediou uma série de grandes exposições e shows da indústria que atraíram milhares de pessoas, incluindo o Gulfood (150.000 participantes) e o Arabian Travel Market (46.000 participantes).

“Dubai continua a se manter à frente, elevando ainda mais os padrões com infraestrutura inovadora de classe mundial, experiências e atrações. Uma qualidade de vida excepcional, segurança e acessibilidade que têm sido consistentemente reconhecidas em vários índices globais. Estamos comprometidos em aproveitar as parcerias entre os setores público e privado para posicionar Dubai como um destino imperdível. O apoio inabalável de nossos parceiros e stakeholders será crucial para impulsionar nossas fortes campanhas globais e específicas de mercado neste verão, enquanto buscamos construir esse crescimento positivo ao longo do restante de 2024”, disse Issam Kazim, CEO da Corporação de Marketing para Turismo e Comércio de Dubai (DCTCM).

Mercados emissores

Com a atuação do DET em 80 mercados, Dubai se manteve como escolha tanto nos mais tradicionais quanto em mercados emergentes. Os principais emissores foram os países do Golfo Pérsico, com 26% do total, a Europa Ocidental com 20% e o Sul da Ásia, que enviou 17% dos turistas. As Américas foram responsáveis por 7% do total, ou 617 mil visitantes.

Mais informações em: visitdubai.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação Visit Dubai

Comentários

Sair da versão mobile