Dubai recebeu oficialmente o título de primeiro Certified Autism Destination™ no Hemisfério Oriental. A designação destaca os esforços da cidade para tornar o turismo mais acessível e inclusivo para residentes e visitantes. A conquista está alinhada com a Agenda Econômica D33 de Dubai, que prioriza desenvolvimento de talentos, inclusão social e qualidade de vida, além do “Ano da Comunidade dos EAU”, que visa criar espaços inclusivos.
A certificação foi concedida pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES), especializado em autismo e formação sensorial. O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) liderou o processo, que contou com a colaboração de parceiros para melhorar a acessibilidade em aeroportos, hotéis, atrações e transportes.
Entre as iniciativas estão programas de treinamento para funcionários, suporte a visitantes em atrações, guias sensoriais e cordões de identificação para pessoas com deficiência. Cada local certificado passou por avaliação e recebeu guias personalizados do IBCCES.
O DET trabalhou com o IBCCES para oferecer treinamento sobre autismo e sensibilização sensorial aos profissionais do turismo. A plataforma online ‘Dubai Way’, desenvolvida pelo Dubai College of Tourism (DCT), capacitou funcionários para atender melhor Pessoas Determinadas (indivíduos com necessidades especiais). O programa Serviço Inclusivo da DCT inclui módulos interativos e vídeos para promover empatia e compreensão.
Em dois anos, Dubai alcançou os seguintes resultados:
-Mais de 70.000 pessoas treinadas em autismo e sensibilização sensorial.
-Mais de 300 hotéis em processo de certificação.
-Mais de 15 atrações, praias e parques certificados pelo IBCCES.
“A designação de Dubai como “Destino Certificado para Autismo” é um momento marcante na nossa jornada de acessibilidade, demonstrando um compromisso coletivo não só para desenvolver consistentemente as infraestruturas, mas também para melhorar as competências e os serviços em toda a cidade. Sob a orientação da nossa liderança visionária, estamos empenhados em elevar ainda mais a experiência de Dubai para todos os residentes e visitantes, tendo a acessibilidade como uma prioridade central. Este reconhecimento foi possível graças aos esforços constantes e ao apoio de todos os nossos parceiros, incluindo o IBCCES, o ecossistema da aviação, os hotéis e as atrações. Este reconhecimento representa também mais um passo importante para alcançar os objetivos da Agenda Econômica de Dubai D33, para consolidar ainda mais a posição como um destino global líder para negócios e lazer, e alinhada com as prioridades do ano da comunidade dos EAU”, afirma o diretor Executivo da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), parte do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), Issam Kazim.
A Emirates também busca se tornar a primeira Autism Certified Airline™ do mundo, com treinamento de mais de 30.000 funcionários. A Expo City Dubai foi certificada como Autism Center™ em dezembro de 2024 após capacitar sua equipe.
Os locais certificados em Dubai estão disponíveis no aplicativo de acessibilidade do IBCCES, que oferece informações em tempo real sobre destinos inclusivos. O app pode ser baixado gratuitamente em ibcces.org/theaccessibilityapp/.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto por Divulgação / Dubai Tourism