Você já visitou o roteiro que engloba as Montanhas Capixabas? Principal destino de inverno capixaba, Domingos Martins tem bons hotéis e ótimos restaurantes. Muitos deles ficam ao redor do Parque Estadual Pedra Azul. A região é o equilíbrio perfeito entre natureza e conforto. Considerada uma das mais belas paisagens do Espírito Santo, a Pedra Azul está localizada no município de Domingos Martins, a 45 quilômetros da sede do município e a 90 da capital, Vitória.
Na região, o turista encontra boa e diversificada gastronomia de diferentes especialidades, pode realizar trilhas, cavalgar ou apenas passear na região que conta com a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país.
Outra característica peculiar são as dezenas de produtores rurais que cultivam desde frutas, hortaliças, passando por mel, cachaças e dezenas de produtos orgânicos. A estrada para Afonso Cláudio é repleta de propriedades que comercializam produtos orgânicos, como o Sítio dos Palmitos ( comercializa esfias, tortas, crepes e calzones) e a Domaine que oferece verduras fresquíssimas, cereais e escargots. Vale conhecer também a fazenda Camocin que vende o café arábica.
Um passeio recomendado é a Rota do Lagarto que faz a ligação entre a BR-262 a ES-164. Este nome foi dado a estrada por conta da Pedra do Lagarto que, unida a Pedra Azul, forma uma das mais curiosas formações geológicas do país. A maioria dos meios de hospedagem da região, são constituídos de pousadas, restaurantes e propriedades relacionadas ao ecoturismo.
O Parque Estadual Da Pedra Azul é administrado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), o Parque foi criado visando a proteção ecológica total desta área. A formação rochosa chega a 1.822 metros de altura. No parque é possível encontrar espécies como tamanduá de colete, macaco barbado, onça parda, tucano, pica-pau, jararaca, além de várias espécies de macacos e pássaros. A vegetação é riquíssima, com destaque para orquídeas, bromélias, cedros e ipês e uma infinidade de outras frondosas árvores.
O Parque oferece dois tipos de trilhas. Uma de nível fácil com o percurso de 945 metros e outra de nível médio/difícil com um percurso de 1.245 metros. O ideal é que o passeio seja agendado, mas são duas trilhas por dia saindo às 9h e às 13h30. Outras duas atrações podem completar o seu passeio. Uma delas é o Trem das Montanhas Capixabas e para quem gosta de caprichar na aventura é o Rafting pelo rio Jucu.
Vários roteiros podem ser realizados na região. Para conhecer tudo, precisa de pelo menos uma semana. Quem estiver com menos tempo, vale a pena selecionar alguns pontos para visitar.
Onde comer
Espaço Velozzia ou no Valsunaga
Mais informações – domingosmartins.es.gov.br
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por istock/ Gianluca Figliola Fantin