Ícone do site Qual Viagem

Diretora executiva da ATL fala sobre as perspectivas do turismo em Lisboa

A diretora executiva da Associação do Turismo de Lisboa (ATL), Paula Oliveira, falou à Qual Viagem sobre o cenário turístico na cidade e a atuação da entidade.

A ATL é uma parceria entre entidades públicas e privadas que tem como missão o desenvolvimento sustentado do turismo na região de Lisboa. Iniciou a sua atividade em janeiro de 1998, sempre com base em planos estratégicos amplamente consensualizados. A principal atividade é a captação de turistas internacionais através de ações promocionais nos vários mercados.

Outra ação fundamental é o apoio e melhoria da experiência dos turistas que já estão em Lisboa, nomeadamente através de uma rede de postos de turismo, onde atendem cerca de 2 milhões de turistas por ano, do site visitlisboa.com e de produtos que criam, como o Lisboa Card, que é a melhor forma de visitar museus e monumentos.

“Também temos desenvolvido projetos de melhoria da oferta e do destino turístico, incluindo a criação de várias atrações. A última foi a criação do Museu do Tesouro Real, que exibe uma extraordinária coleção de joias da coroa portuguesa”, explica Paula Oliveira, diretora executiva da ATL.

Paula Oliveira nasceu em Lisboa e concluiu os estudos no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Ingressou na Câmara Municipal de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento do Turismo. Desde 1998 ocupa o cargo de Diretora Executiva na Associação do Turismo de Lisboa.

As principais fontes de receita para a entidade provêm de atividades de natureza privada e dos  associados. “Também temos programas financiados por entidades públicas, nomeadamente o município de Lisboa e o Turismo de Portugal. No ano passado um terço do nosso financiamento foi público e o restante privado”, diz Paula.

Novidades no turismo

Foto por Istock/ SeanPavonePhoto

Em agosto a cidade recebeu a Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco, que reuniu mais de um milhão de jovens, evento que se tornou o maior destaque em Lisboa este ano.

A cidade e a sua região estão atravessando um ótimo momento nesse pós-pandemia. Lisboa se recuperou rapidamente e é o destino que mais cresce no contexto nacional e também a cidade que mais cresce no conjunto das cidades europeias, o que traz muito otimismo para a associação.

Há também uma excelente programação regular, incluindo os Festivais de Verão, que atraem milhares de visitantes. “Em novembro voltaremos a receber o principal evento mundial da Websummit”, diz a diretora

“Apesar do excelente momento que atravessamos temos consciência que a concorrência internacional é muito forte. Por isso programamos regularmente as nossas campanhas. Durante a Jornada Mundial da Juventude lançámos uma campanha saudando os participantes. Daremos continuidade a essa campanha em vários mercados internacionais para ter efeitos no período de inverno. O mote da campanha são os sons de Lisboa. É um ângulo diferente e original. Para além desta campanha, estamos executando o nosso programa promocional que, no conjunto, representa um investimento superior a 10 milhões de euros por ano”, completa Paula.

Mercado brasileiro

O mercado brasileiro é um dos mais importantes para a associação, sendo considerado estratégico. Até maio deste ano foram mais de 580 mil diárias de brasileiros, que foi o terceiro mercado com maior presença em Lisboa, apenas suplantado pela França e pelos EUA.

Em 2019 o Brasil foi o principal mercado em termos de diárias. “Durante a pandemia o mercado paralisou. No ano passado e neste ano temos constatado uma recuperação. Ainda estamos ligeiramente abaixo de 2019, mas as perspectivas são positivas. É claro que, por ser um mercado intercontinental, está muito dependente do transporte aéreo. Mas sabemos que os brasileiros têm cada vez mais atração por Lisboa, não só para turismo, mas mesmo para aqui terem residência. É um mercado que dinamiza não só o turismo, mas também a imobiliária de segmento superior. Aqui, são bem recebidos”, finaliza.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva e Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile