Leonel Reyes, diretor corporativo da RCD Hotels, desembarcou no Brasil nesta semana para participar da Expo Turismo LGBT+, que aconteceu nesta quinta-feira (20), no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro. Reyes participa do evento desde a primeira edição como palestrante. Conversamos um pouco com o executivo, para saber mais sobre a importância desse segmento para a rede e para o mercado.
Reconhecimento e aceitação do público LGBT+
“É importante falar disso porque o segmento LGBT+ cada dia tem mais visibilidade. E nós já estamos trabalhando faz 15 anos com esse segmento, fazendo muita capacitação”, diz. “Temas de reconhecimento e temas de aceitação e inclusão, que eu acho que essas são as grandes necessidades”, completa. Reyes ressalta que a cada dia vão mudando as demandas do setor e é necessário se adaptar. Além de casais LGBT+, já é comum atender famílias nesse formato.
Mudanças no mercado
“Agora no México o casamento igualitário já está aprovado em todo o país. Quando a gente falava da promoção dos casamentos gays, a gente falava do casamento simbólico. A gente tinha que falar do mesmo jeito que todos os casamentos: um casamento legal, 100%, uma validez que você precisa para voltar para casa e fazer os registros no nosso país. E isso para nós também é importante. Já tem essa mudança, tem legislação ativa. Mas eu acho que outra mudança que precisa ainda acontecer é a mentalidade, e aí é onde a gente demora um pouquinho mais porque os preconceitos têm que ser derrubados”, explica Reyes, contando ainda que a rede procura fazer sua parte treinando colaboradores e tratando todos os hóspedes com igualdade e qualidade padrão no atendimento.
Segmento mais procurado na rede
“Um dos mercados que estão sendo mais fortes para nós é o mercado dos casamentos, que tem aumentado muito, graças aos benefícios com que a gente trabalha. Nos casamentos você vai ter os convidados e praticamente tudo está incluído: a cerimônia, o jantar, o bolo, tudo”, conta, justificando o aumento na procura.
Destino da rede mais procurado pelo público LGBT+
Segundo Reyes o hotel de Cancun é o mais procurado pelo público LGBT+, por incluir praia, festas, restaurantes, tudo o que combina com o perfil do mercado. A praia, aliás, é um ponto forte entre o público LGBT+, que gosta também dos serviços de spa, incluindo a massagem exclusiva dos hotéis Hard Rock que são feitas no ritmo de uma música. É um público que gosta de se cuidar e o grupo está atento a esses detalhes, garantindo um alto padrão de qualidade, desde os equipamentos da sala de ginástica até as amenidades oferecidas.
“Em relação ao nosso serviço, garantimos que o cliente vai receber um padrão de atendimento que já está marcado por nossos standards”, conta Reyes. Segundo ele a adaptação necessária é em relação ao atendimento, para atender e superar as expectativas desse público.
Novidades da RCD
Leonel finaliza contando um pouco do que esperar da RCD Hotels para o futuro. “A gente está muito contente porque nosso plano de expansão da rede é para dez hotéis, aproximadamente, nos próximos anos, e o primeiro deles já está sendo liberado em outubro de 2023”, finaliza, deixando a expectativa para novos anúncios no futuro.
Texto por: Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação