Ícone do site Qual Viagem

Dinossauros, grutas e hipismo são atrativos nos MITS paulistas

Foto via SCAPE SP/ Divulgação

São Paulo é a maior metrópole do Brasil e está sempre repleta de atividade novas e animadas, mas nem só de agito vive o Estado. Seu interior guarda diversos municípios de interesse turístico (MITS) que esbanjam riqueza natural, histórica e muita calmaria. Listamos alguns deles. Confira abaixo:

Colina 

Apelidada carinhosamente de “Capital Nacional dos Cavalos”, o município de Colina é referência na criação da raça Mangalarga e um verdadeiro paraíso para os amantes de cavalos e hipismo.

Foto via www.museus.cultura.gov.br

Situada a cerca de 400 quilômetros da capital paulista, a região promove anualmente a Festa do Cavalo que atrai criadores e cavaleiros para competir em provas hípicas. A tradição equestre é antiga e remete desde a criação da cidade. A cidade ainda conta com dois grandes museus: o do Cavalo, voltado para os animais e sua história e o Municipal de Colina que reúne mais de 500 itens originários de doações de famílias da cidade.

Cravinhos 

Distante apenas 18 quilômetros de Ribeirão Preto, Cravinhos surpreende ao mostrar as inúmeras facetas que tem. No centro da cidade encontra-se os principais atrativos culturais, como o Museu de História Nacional Wladimir Chaves e o Memorial da Casa Libaneza. Ainda pela região, destaca-se o Parque Ecológico Municipal Dr. Renato e Armando Pagano, que se tornou o cartão-postal do município.
Cravinhos também faz parte do Caminho da Fé, rota de peregrinação que atravessa o interior do estado e é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela. Por lá, os romeiros encontram locais religiosos e históricos, como a Igreja de São Benedito, datada de 1988 e tombada como Patrimônio Histórico.

Foto via www.turismo.webcravinhos.sp.gov.br/cultura-e-lazer

Guaíra 

Situada na divisa com Minas Gerais, Guaíra é destino para quem busca a tranquilidade de cidadezinha do interior. O point turístico fica por conta do Parque Ecológico que possui 550 mil metros quadrados com jardins assinados por Burle Marx e esculturas de Tomie Ohtake.

Entre outros grandes atrativos, destacam-se o esporte náutico e trilhas para bike, além das Capelas centenárias de Santa Luzia e do Escravo Pindoba. O Zoológico Joaquim Garcia Franco é uma referência regional, pois acolhe diversos animais silvestres acidentados para reinserção à natureza.

Itaóca 

Com pouco mais de 3 mil habitantes, Itaóca é o paraíso das ecoaventuras. Situada nas proximidades da reserva do PETAR, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o município é agraciado com uma rara beleza natural. Por ali, cachoeiras, cavernas, trilhas para caminhadas e points para observação de birdwatching são o maior atrativo. A aventura, no entanto, fica por conta das bikes, motos e jeeps que circulam por trilhas especiais. Para quem gosta de esportes ainda mais radicais, existem diversos locais para a prática de rapel, boia cross e rafting.

Monte Alto 

Quem nunca quis ver um dinossauro que atire a primeira pedra. Entretanto, em Monte Alto, esse não é um sonho tão distante. Construída sob um rico solo de fósseis, a cidade é uma das mais importantes quando o assunto é paleontologia. O município é todo decorado com bonecos de dinossauros em tamanho real e relembra os famosos filmes de Jurassic Park, além disso, é possível ver estudos e achados no Museu da Paleontologia.

Outra opção para apreciar a cidade é o turismo rural. Com quitutes da roça e cafés coloniais servidos em sítios, a região conta com inúmeras delícias que só podem ser degustadas no interior da capital paulista. A religiosidade também está fortemente presente nos santuários da Menina Izildinha e de Nossa Senhora da Conceição Montesina, atraindo romeiros durante todo o ano.
Mais Informações: https://amitesp.com.br/

Texto por Agência com edição

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile