Com as férias de fim de ano se aproximando, muitos brasileiros já se programam para viajar. Para quem deseja ir em busca do turismo de natureza, Bariloche, na Argentina, é uma alternativa. E engana-se quem pensa que a cidade possui apenas atrações de inverno. Ela reúne uma variedade de atividades ao ar livre, com atrações de aventura e cenários naturais propícios para contemplar a beleza da região também na primavera e no verão.
Entre o fim de dezembro e janeiro, as temperaturas em Bariloche ficam em torno de 25ºC. O período também é marcado pelas celebrações natalinas, que deixam a cidade decorada e cheia de luzes para as festas de fim de ano. A Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, listou algumas atividades para desbravar a localidade no período, com atividades de aventura e relaxamento:
Trilhas
Para os entusiastas dessa atividade, o Parque Nacional Nahuel Huapi é uma das principais opções. Com uma variedade de trilhas, os amantes da natureza podem desfrutar de caminhadas e experiências de trekking, de diferentes níveis de dificuldades. As trilhas ao redor do Cerro Catedral, do Bahia López e do Circuito Chico são também populares, oferecendo visuais panorâmicos dos lagos e das montanhas ao redor.
Esportes radicais aquáticos e no ar
As atividades de aventura nos rios de Bariloche também são oportunas para serem realizadas no verão. O Rio Llamay e o Rio Manso são propícios para desafiar as águas e praticar o rafting. Caiaque e stand-up paddle são outros exemplos de esportes aquáticos possíveis de se realizar nos rios e lagos do destino, assim como o mergulho. Já para quem gosta de sentir a adrenalina nas alturas, o voo de parapente oferece a experiência de visualizar a cidade sob uma perspectiva panorâmica sobre as montanhas e lagos.
Navegação nos lagos
Os lagos de Bariloche, como o Nahuel Huapi e o Moreno, são ideais para atividades aquáticas relaxantes, como passeios de caiaque ou de barco. Os visitantes podem deslizar pelas águas e apreciar a serenidade dos arredores naturais, enquanto visualizam as montanhas ao redor. Um dos passeios leva até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes, rodeados por floras locais.
Alpinismo e escaladas de montanha
Para os amantes do alpinismo e das escaladas, o desafio de conquistar os picos da região é uma experiência que não pode ser desperdiçada. Com montanhas, como o Cerro Tronador, o Cerro Catedral e o Cerro Otto oferecendo uma variedade de rotas para alpinistas de diferentes níveis de habilidade, os aventureiros podem desfrutar de vistas deslumbrantes e a sensação de conquista ao alcançar os cumes. Algumas trilhas contam com albergues, ideais para passar a noite após a subida, como o Refugio Agostino Rocca, Refugio Berghof, Refugio Frey e Refugio López.
Contemplar as vistas da região e degustar pratos
Se o intuito do visitante é relaxar, a cidade argentina também tem atrações turísticas que são ideais para contemplação da natureza, como os lagos e os mirantes com vistas panorâmicas da região da Patagônia argentina, como no Cerro Capilla. Bariloche ainda reúne diversos restaurantes, casas de chá, chocolaterias e cervejarias, propícios para quem quer aproveitar a visita à cidade e degustar pratos regionais e produções locais. São várias opções de lugares para escolher ao longo dos dias de viagem.
Mais informações em: barilocheturismo.gob.ar/br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Jeremías Thomas