Mesmo que o fim da temporada 2015 da Fórmula 1 não reserve surpresas para os fãs da competição mais tradicional do automobilismo – o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, já é o campeão desde outubro –, o último Grande Prêmio, que acontece no circuito de Marina Bay em Abu Dhabi, pode render muito mais que velocidade. Confiras as dicas da agência de viagens ViajaNet para conferir de perto as atrações da capital dos Emirados Árabes no último final de semana de novembro:
Abu Dhabi conta com um moderno aeroporto internacional (AUH), a 20 minutos do centro a carro ou táxi. De transporte público (alternativa mais barata), o ônibus verde e branco 901 parte a cada 40 minutos, 24 horas por dia. O trajeto leva 45 minutos do terminal até o Centro. Companhias como Budget, Hertz e Europcar alugam veículos próximos aos terminais.
O destino é uma cidade para carros, com boas estradas e ruas. A E11, até Dubai, é uma rodovia muito movimentada, com trânsito pesado nos horários de pico. Caso não tenha alugado um carro, o melhor meio de transporte (apesar da existência de várias linhas de ônibus) é o táxi. Há alguns bons endereços de bandeiras internacionais próximos ao aeroporto e à Grande Mesquita.
Regiões mais isoladas, como Saadiyat e Yas têm elegantes opções, como o moderno Yas Marina, sob o qual passa uma das curvas do autódromo de Fórmula 1, e elegantes vilas, ideais para estadas prolongadas. Se a ideia é ficar próximo de onde as coisas acontecem (e de shoppings, restaurantes, praças e bancos), a opção é não se distanciar do Corniche, a área considerada como centro da cidade. A dica para quem não conseguir se hospedar no Emirates Palace é, ao menos, fazer uma reserva para jantar.
A cidade também possui um bom cenário gastronômico. De elegantes casas francesas a simples (mas interessantes) restaurantes com especialidades variadas — principalmente árabe, chinesa, paquistanesa, iraniana e indiana –, é possível encontrar de tudo. Uma boa pedida é experimentar o chá da tarde de alguns elegantes hotéis e provar o bom serviço da região.
Outros Passeios
Heritage Village
Dividida entre os costumes da religião islâmica e o glamour dos carros importados que desfilam pelas avenidas, a tradição tem endereço certo na Heritage Village, réplica de uma vila que retrata o estilo de vida da população antes da era do petróleo. Casas antigas, passeios de camelo, tendas para venda de artesanato e até um museu compõem o cenário.
Mesquita Sheikh Zayed
Os visitantes podem se deslumbrar com o maior tapete persa do mundo no grandioso templo com capacidade para 40 mil pessoas – ali está enterrado o corpo do xeque Zayed. Seus mil pilares que sustentam 80 cúpulas são cobertos por 100 mil toneladas de mármore branco. Cada um dos quatro minaretes tem 107 metros de altura, e vários cantinhos são decorados com pedras semi-preciosas.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Wadiia via Commons Wikimedia