Logo ao norte de Miami e Fort Lauderdale, o condado de Palm Beach é um ótimo destino para quem busca tranquilidade e luxo acessível na Flórida, estado queridinho dos brasileiros. A região compreende mais de 30 cidades, cada uma com uma personalidade diferente. Ainda assim, todas oferecem ótimos passeios, além de uma gastronomia de primeira qualidade. Há desde a boa e tradicional culinária norte-americana a estabelecimentos especializados em frutos do mar bem frescos e novos restaurantes de jovens chefs.
Começamos o roteiro por West Palm Beach, o centro mais urbano e movimentado do condado. Surgem cada vez mais restaurantes que investem no uso de produtos orgânicos, naturais e locais – um conceito conhecido como “farm to table” (da fazenda à mesa). Um deles, e que tem feito muito sucesso entre os moradores da cidade, é o The Regional (eatregional.com), da jovem chef Lindsay Autry. Seus pratos têm um toque refinado da tradicional cozinha sulista dos Estados Unidos e usam poucos, porém deliciosos, ingredientes. Não deixe de pedir de entrada o pimento cheese, um queijo cremoso temperado e preparado na hora.
A via para se divertir em West Palm Beach é a Clematis Street. Ali estão restaurantes, lojas, cafeterias e barzinhos. Um dos restaurantes mais populares é o Rocco’s Tacos (roccostacos.com), de comida mexicana. As opções são bem variadas – há tacos, burritos, enchiladas, nachos e muito mais – e é possível fazer uma boa refeição por menos de 20 dólares. A guacamole, feita em frente ao cliente, é um dos destaques.
Já o Jardin (jardinrestaurant.com) é moderno e elegante ao mesmo tempo. O menu investe em pratos com saborosos acompanhamentos dos mais variados vegetais. Há ainda algumas surpresas, como as empanadas de carne de jacaré e a carne de pato feita na panela. Os pratos vão de 12 a 36 dólares. Vale guardar espaço para a sobremesa também, todas bem criativas.
Na agradável cidade de Jupiter, um dos favoritos é o restaurante Guanabanas (guanabanas.com). Antes pensado para agradar aos surfistas da cidade, hoje recebe todo o tipo de clientela.
O clima ali é tropical e casual, com cabanas de teto de palha, mesas ao ar livre entre palmeiras e ao lado de um dos canais da cidade. No cardápio, há pratos leves, como saladas, sanduíches, peixes, camarões, mariscos e outros frutos do mar.
Já na praiana Delray Beach, o agito está na Atlantic Avenue. Uma das opções gastronômicas por lá é o Deck 84 (deck84.com), que fica na beira do canal e serve de saladas a hambúrgueres, massas, peixes e frutos do mar. Há também uma farta seleção de entradas e outros pratos para dividir. Os preços vão de 12 a 26 dólares.
Também na Atlantic Avenue, o City Oyster (cityoysterdelray.com) tem como especialidade ostras variadas, servidas bem frescas sobre o gelo.
Também é uma boa opção para um farto brunch de domingo – escolha entre sanduíches, saladas e pratos típicos do café da manhã norte-americano. Há também um sushi bar.
Na South Ocean Boulevard, a poucos passos da praia, ir ao tradicional Caffe Luna Rosa (caffelunarosa.com) é garantia de sair satisfeito, principalmente se for na primeira refeição do dia. Há omeletes, sanduíches, panquecas, waffles, rabanadas (“french toast”) e muito mais.
Localizado na mesma via, o 50 Ocean (50ocean.com) oferece uma atmosfera elegante e um cardápio requintado, no qual o destaque fica por conta dos frutos do mar. Há peixes locais, camarões, polvo e até mesmo vieiras.
Mais informações em: thepalmbeaches.com
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite de Discover The Palm Beaches (The Official Tourism Marketing Corporation for Palm Beach County), e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.
Foto destaque por: Patrícia Chemin