Ícone do site Qual Viagem

Dicas e lugares charmosos para visitar no verão no Alentejo

O verão no Hemisfério Norte está chegando e já é hora de programar a viagem para aproveitar uma das melhores e mais esperadas estações do ano. Na região do Alentejo, uma das mais autênticas de Portugal, o período é marcado por dias ensolarados e muitas atividades ao ar livre, além de hotéis charmosos.

Conheça algumas dicas e lugares para visitar durante o verão no Alentejo:

Praias alentejanas

O litoral alentejano é encantador, com praias de tirar o fôlego e vilas bucólicas com muito sossego. Entre os destaques da região está Zambujeira do Mar, que tem excelentes condições para a prática de esportes como surfe e bodyboard, e está rodeada por falésias altas e enfeitadas com suas casinhas brancas.

Para aqueles que preferem um lugar mais badalado, Comporta é o destino. Considerada a praia mais chique da Europa pelo jornal espanhol La Vanguardia, tem paisagens de areia branquinha e mar azul cristalino que atraem viajantes de todo o mundo, incluindo celebridades como Madonna, Shakira e Christian Louboutin, estilista que inclusive conta com propriedades na região.

Foto por Turismo do Alentejo

O local tem variadas opções de restaurantes de alta gastronomia, beach clubs e hotéis cheios de charme, como a Quinta da Comporta, propriedade que se assemelha a um oásis em meio aos arrozais. O hotel tem uma decoração elegante, mas que reflete o rústico e a simplicidade da região, além de spa excelente, lounge com cinema e piscina infinita.

Trilhas e aventura

Os aventureiros também têm diversão garantida no Alentejo. Continuando pelo litoral, um dos mais belos e mais preservados do Velho Continente, a Rota Vicentina soma 400 quilômetros de uma rede de trilhas com paisagens deslumbrantes.

São três tipos: o Caminho Histórico, que percorre as principais vilas e aldeias em um itinerário rural com vários séculos; o Trilho dos Pescadores, que está sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias ao longo das falésias; e os Percursos Circulares, com início e final no mesmo local. É um passeio espetacular!

Patrimônio histórico

As pequenas vilas e vilarejos do Alentejo também são surpreendentes e, no verão, ficam ainda mais belas. Monsaraz está localizada no topo de um morro, tem um castelo imponente, ruas de pedras e vistas maravilhosas para o Alqueva, o maior lago artificial da Europa, e para os campos dourados típicos da região.

Assistir ao pôr do sol brindando com um bom vinho alentejano é uma das experiências mais impressionantes. Outro destino fabuloso para visitar, Évora é a principal cidade do Alentejo e há muito o que se fazer. O Templo Romano, a Capela dos Ossos e a Igreja de São Francisco são exemplares da sua riqueza histórica.

Lago Alqueva

Ainda pelos arredores de Monsaraz, o lago Alqueva oferece ótimas oportunidades para os visitantes do Alentejo durante o verão, como atividades aquáticas em meio a cenários de natureza. É possível praticar stand up paddle, caiaque, fazer um tranquilo passeio de barco ou até mesmo um piquenique romântico nas margens do lago.

O céu noturno da região também é um convite aos olhos. A reserva Dark Sky Alqueva foi a primeira a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas pela pouquíssima poluição luminosa.

Foto por Divulgação/ Turismo do Alentejo

Ela integra dez cidades do Alentejo e oferece atividades diversas aos viajantes, que incluem observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros. No Observatório do Lago Alqueva, os turistas podem descobrir e explorar o universo de forma única, acompanhados de um bom vinho alentejano.

Vinhos e mais vinhos

Por falar em vinho, o Alentejo é a meca para os amantes desta bebida. Com tradição milenar nesta produção, conta com rótulos premiados e conceituadas vinícolas, como Herdade do Esporão, João Portugal Ramos ou Quinta do Quetzal, perfeitas para fazer uma degustação harmonizada com as iguarias locais.

Foto por Gonçalo Villaverde

Em meados de agosto, durante o verão, dá-se início às vindimas, colheita das uvas para a produção dos vinhos e um dos melhores períodos para vivenciar o enoturismo na região. Fazer a pisa das uvas ou até mesmo criar o seu próprio vinho, combinando as diferentes uvas colhidas no Alentejo, estão entre as experiências inesquecíveis.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile