Um país com fortes raízes culturais, mais de um bilhão de habitantes, polo da tecnologia e que ao mesmo tempo tem muito contraste com o tradicional e o moderno. A Índia, além de toda essa versatilidade, também é um ótimo destino para os turistas que querem sair do óbvio e inovar no roteiro de viagem.
O que mais impressiona quando se trata desse país são os monumentos e as belezas naturais. De acordo com a UNESCO, são 26 parques nacionais e monumentos que são considerados patrimônio mundial. Com tantos lugares históricos e icônicos para visitar, é bom ser um pouco mais seletivo caso a sua viagem por lá não dure mais do que uma semana.
O país também tem uma conexão muito grande com o esporte. O críquete é o mais jogado por lá, sendo considerado o futebol deles. Além disso, outros emergentes para eles, como o futebol e o poker, estão crescendo. Destaque para o poker, que há mais de 50 mil pessoas praticando anualmente e há vários lugares para praticar por lá.
Mas além dos esportes e de que é possível praticar vários enquanto estiver nesse país, é bom ter em mente planejar com detalhes a viagem para a Índia. E um dos roteiros mais imperdíveis é passar pelas cidades de Nova Deli, Agra e Jaipur, que fazem parte do triângulo dourado. Esse trio, separado por aproximadamente cinco horas de viagem entre as cidades, junta 26 milhões de pessoas, e abriga muita cultura e parte da história da humanidade.
Nova Deli, capital da Índia, é a visita obrigatória e fica complicado você não passar por lá caso viaje para a Índia — pois a cidade recebe voos de todas as partes do mundo.
O contraste cultural na capital indiana é enorme, assim como a variedade de coisas que você pode fazer por lá. Há vários templos em Nova Deli com jardins enormes em que dá para passar horas tirando foto e conhecendo, como o Templo de Akshardham. Mas tamanho, espaço e natureza se contrastam com as ruas do centro, apertadas, com uma vida simples de muitas comunidades que vai contra os prédios modernos e shoppings com tudo de última geração.
A capital pode ser dividida em três partes: Old Deli (onde ficam os mercados tradicionais e parte da raiz da cultura indiana); sul da cidade (lugar que abriga os templos e grandes jardins) e Connaught Place e arredores (onde há os prédios mais modernos e parte do centro financeiro).
Assim como acontece na Índia, há Nova Deli para todos os gostos. É preciso ficar no mínimo três dias na capital para conhecer as suas culturas e tradições.
Em Agra, está o maior cartão-postal da Índia: Taj Mahal. É um lugar indescritível na cultura mundial que faz referência ao amor e à paz. Taj Mahal foi construído há aproximadamente 400 anos, e está na lista das Sete Maravilhas do Mundo.
Para quem gosta de visitar templos como o Taj Mahal, outra visita muito interessante fica na cidade de Amritsar, que fica ao lado do Paquistão. Lá é o lugar onde fica o Golden Temple, que também é um monumento muito visitado.
Enquanto que Agra é a casa do Taj Mahal, em Jaipur você pode conhecer a tradicional Índia. Trânsito tumultuado, grandes mercados, valorização da cultura milenar do país e um ar bastante tradicional. Além disso, há parques e zoológicos que também são referência no país e que completam a viagem ao triângulo dourado.
Mas não pense que na Índia só há clima ensolarado e de muito calor como acontece no Brasil. Há muita neve nesse país na região norte, e no inverno isso pode ser bem rigoroso. Inclusive, uma das estações de esqui mais famosas de lá fica em Manali — destino imperdível para quem gosta de um clima de neve e que pode associar isso ao esporte.
Outra cidade que não pode faltar em um tour indiano é Shimla, onde também neva e que é considerada uma das principais nessa região do país asiático.
Seja no sol, na neve, para conhecer tradições ou visitar o lado moderno, a Índia está de braços abertos para os visitantes do mundo todo. Uma nação perfeita para quem quiser mergulhar numa das culturas mais expressivas do mundo.
Texto por: Agência
Foto destaque por: iStock / erhardpix