Roteiro e dicas do Douro em Portugal
O vale do Douro em Portugal é tão linda que atrai até mesmo os viajantes que não tem interesse no enoturismo. A cidade do Porto é a porta de entrada para explorar a região. De lá é possível fazer passeios de apenas um dia, cruzeiros e passeios de helicópteros até o Douro.
Do outro lado da margem do rio Douro, está Vila Nova de Gaia, é lá que os vinhos do Porto envelhecem e você pode escolher entre diversas caves qual quer visitar. É uma ótima oportunidade de começar a entender um pouco mais sobre esse fantástico vinho antes de partir para o Douro.
Como explorar o Douro, viagem de trem ou estradas panorâmicas de carro
A melhor época para visitar o Douro em Portugal é de setembro até meados de novembro. Se você quiser participar da colheita das uvas e da pisa, que geralmente acontece em setembro, é possível agendar com algumas quintas, geralmente as menores ainda usam esse sistema. Em outubro e começo de novembro a temperatura está super agradável e a paisagem fica com as cores do outono, dourada e avermelhada. É simplesmente magnífico!
Vilarejos charmosos para visitar no Douro
Quintas para visitar no Douro
Quinta do Seixo
Era uma Quinta familiar que atualmente pertence ao grupo Sogrape. Toda a estrutura da Quinta e do centro de vinificação são enormes e modernos. Depois da visita deguste maravilhosos vinhos do Porto Sandeman como o Old Tawny de 20 anos, que já recebeu 62 prêmios. A Quinta do Seixo também organiza piqueniques e workshosps. Para quem for para o Porto, e possível visitar as Caves Sandeman e aprender ainda mais sobre a incrível história da marca, e também do vinho do Porto.
A Quinta do Seixo tem uma vista linda sobre o Vale do Douro!
Quinta do Popa
Com proposta intimista e descolada esta Quinta irá te surpreender. A Quinta do Pôpa é fruto do sonho de Francisco Ferreira, conhecido como Pôpa. Hoje, são seus netos que seguem com a mesma paixão e administram a Quinta do Pôpa. Cada vinho é uma homenagem, ou possui um simbolismo. A visita guiada além de fantástica ainda encerra com a vista fenomenal do Vale do Douro.
Apesar de não produzir vinhos do Porto, a Quinta do Pôpa produz ótimos vinhos. Na época da vindima, é possível participar da colheita e da pisa das uvas. Eles também organizam piqueniques, menu degustação e até produzem vinhos à pedido para datas especiais!
Quinta do Bomfim
A Quinta do Bomfim produz excelentes vinhos. Fica na pequena cidade de Pinhão, nas margens do Douro. Também é uma ótima oportunidade de degustar vinhos do Porto de um ângulo diferente das Quintas do Seixo e do Pôpa. Também é uma boa opção para quem vai até o Douro de trem, já que essa Quinta fica muito próxima da estação.
Dicas de atividades e lugares para conhecer no Douro além das vinícolas