Com a proximidade do verão, férias escolares e recessos de fim de ano, viagens começam a ser planejadas. Mas a grande questão é: como viajar sem se descuidar da saúde. Para Alan Guizi, docente do curso de Turismo da Anhembi Morumbi, é hora de investir em viagens terrestres, evitando aviões e ônibus que trazem maior risco de contaminação com a COVID-19, e aproveitar para explorar cidades próximas.
“A minha dica é: se você não possui, alugue um carro confortável, escolha um destino que mais combina com seu estilo de vida e perfil de quem viajará com você (família, amigos, crianças) e faça reservas em hotéis ou pousadas mais afastadas dos centros, em contato com a natureza, que tem menos aglomeração de pessoas”, indica o especialista. Alan ressalta ainda a importância de manter os mesmos cuidados praticados no dia a dia, como o uso de máscara nas áreas fora do quarto, higienização das mãos com álcool gel sempre que tocar em superfícies e manter o distanciamento. “Procure saber na hora da reserva se o hotel está seguindo os protocolos indicados pelas autoridades epidemiológicas”, alerta.
O especialista explica que, durante a pandemia pela qual passamos, o ideal é dar preferência para cidades ou locais sem aglomerações de pessoas. Para ajudar na escolha de quem mora na cidade de São Paulo, ele selecionou alguns destinos paulistas de acordo com diferentes tipos de procura:
Natureza
Para aqueles que gostam de ter contato com a natureza e tranquilidade para descanso, mas não abrem mão de boa gastronomia, a dica do docente é visitar cidades como Serra Negra e Águas de Lindóia, que fazem parte da região do Circuito das Águas Paulista. Em Serra Negra, visite o mirante Alto da Serra para uma vista deslumbrante. Já em Águas de Lindoia, aproveite a tranquilidade do Bosque Zequinha de Abreu.
Compras
Ainda no interior paulista, vale visitar Pedreira – um ótimo local para compras e que possui um centro com diversas lojas e artesanato local.
Roteiro rural
Aos que gostam de um passeio rural, com a possibilidade de colher frutas fresquinhas do pé, o Circuito das Frutas é imperdível. Procure por cidades como Vinhedo, Jundiaí ou Itupeva. Os amantes do vinho podem escolher entre Jundiaí e São Roque, com vinícolas e adegas diversas. Além de provar diferentes rótulos, é possível adquirir garrafas e desfrutar de ótimas opções de gastronomia e de atividades de lazer.
Esporte e aventura
Falando em atividades esportivas e de aventura, adrenalina é o que não falta em Brotas. “Visite o Cassarova Eco Park para aventuras ecológicas e o Parque dos Saltos, perfeito para quem busca descanso”, completa. Outras opções são Socorro, que abriga a famosa Gruta do Anjo; Botucatu, com a Cuesta de Botucatu e diversas atividades de turismo de aventura; Eldorado, para os exploradores de cavernas, no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira); além de Boituva, destino dos amantes de paraquedismo e balonismo.
Cultura
Bem próximo da capital paulista fica a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, famosa por seu festival musical de inverno e que possui um belíssimo conjunto de construções históricas ligadas à antiga estação ferroviária, além de um museu funicular. Outra dica interessantíssima com um belo conjunto histórico no centro é Santana de Parnaíba, ponto de passagem dos antigos bandeirantes, que deixaram por lá histórias e curiosidades sobre o estado e o Brasil.
Fé e religiosidade
Para muitos, fim de ano é tempo de renovar as energias e agradecer pelo ano que está no fim. Existem em São Paulo destinos que reúnem fé, atividades de lazer e cultura. É o caso de Aparecida, onde fica uma das maiores basílicas do mundo, além do teleférico que termina em um belo mirante da região do Vale do Paraíba. Outro destino que vale a pena visitar é o templo budista Zu Lai, em Cotia (fechado para visitação por tempo indeterminado). Em Cabreúva, a parada obrigatória é no Centro de Meditação Kadampa.
Pé na areia
Os adeptos da praia podem buscar aquelas menos movimentadas ou distantes dos centros das cidades. Algumas com chances de pouca movimentação estão em Ubatuba, São Sebastião e Peruíbe. Mas também é possível encontrar bons pedaços de areia vazios em Guarujá, Caraguatatuba e Ilhabela. “Mas se prepare: geralmente, as praias de menor movimentação ou fluxo de pessoas são aquelas que envolvem trilhas ou longas estradas de terra, já que se encontram um pouco mais distantes dos centros das cidades”, conclui.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Alfribeiro