Ícone do site Qual Viagem

Dicas de experiências incríveis em uma viagem à Amazônia

A Amazônia é um destino sem igual. Cerca de 60% de todo o território brasileiro é ocupado por este rico e encantador bioma, que se faz presente em oito estados diferentes e abriga a maior biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies. Do Acre ao Mato Grosso, há infinitas possibilidades de passeios e experiências únicas, como as sugestões abaixo, que surgem como boas opções para os turistas que anseiam em conhecer de perto o coração verde do Brasil.

Trilhas pela mata

Foto por Divulgação / Samuel Melim

Pode parecer clichê dizer, mas caminhar entre as árvores de um bioma tão rico e único quanto a Amazônia é uma incrível experiência de conexão com a natureza. Observar com atenção todos os detalhes da fauna e da flora também. São mais de 30 mil espécies de plantas e incontáveis espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. Uma vez no local, não deixe de explorar a região durante a noite. As chances de avistar algum animal em busca de alimento, sobretudo os de hábitos noturnos, são bem maiores e a experiência será inesquecível. Mas antes de aventurar, procure um bom guia.

Passeio de canoa

Contemplar a natureza é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras na Amazônia. Desbravar as águas por meio da canoagem é uma delas. Com a vantagem de ser uma prática bem silenciosa, já que não há a presença de motor no bote, a experiência lhe permitirá ouvir o gracioso canto dos pássaros, a correnteza do rio e os mais variados sons da floresta. Isso sem mencionar a possibilidade de avistar algumas espécies de aves e macacos com mais facilidade.

Observe a Amazônia do alto

Foto por Divulgação / ©Luiza Ferraz

Depois de explorar as suas belezas por terra e água, que tal vislumbrar os encantos da Amazônia pelo alto? Na Reserva Privada do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso, é possível apreciar toda a vastidão da floresta a 50 metros de altura, por meio de duas torres de observação. Construídas em aço galvanizado, as estruturas estão posicionadas em diferentes pontos da reserva ecológica e oferecem uma vista de tirar o fôlego, sobretudo ao pôr do sol.

Tome um banho de rio

Mergulhar em um revigorante banho de rio, com águas limpas da própria Amazônia, se traduz em uma sensação de pura felicidade. Em algumas regiões, como no sul, entre os meses de julho a novembro, pequenas “praias” e pedras, quase que sob medida, surgem para tornar a experiência ainda mais gostosa, prazerosa e libertadora.

Aulas de yoga ao ar livre

Foto por Divulgação / Samuel Melim

Praticar yoga ao ar livre e com a floresta Amazônica como cenário. No hotel Cristalino Lodge isso é possível. Voltado para os amantes da natureza, o empreendimento criou um retiro de yoga que visa restaurar o estado de equilíbrio físico, mental e espiritual dos hóspedes por meio de um profundo contato com a natureza. O programa, que tem duração de quatro noites – 29 de abril a 3 de maio – oferece uma série de atividades de yoga e meditação, no qual os participantes serão convidados a aprofundar-se na sua prática e a sentirem os benefícios da vida em harmonia com a natureza.

Mais informações em: cristalinolodge.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Cristian Dimitrius

Comentários

Sair da versão mobile