Mala, mapa e passaporte na mão, esses são três itens essenciais para todos que amam viajar. E, por falar em viagem, no dia 25 de julho comemora-se o “Dia do Viajante”, uma data dedicada a todos aqueles que gostam de se aventurar e conhecer diferentes lugares e culturas. Mas e você, sabe como ser um bom viajante?
As viagens proporcionam vivências únicas, como conhecer tradições, gastronomia e pessoas novas e, mesmo que por um curto período de tempo, ajudam a quebrar alguns preconceitos sobre culturas diferentes. Elas são importantes para valorizarmos ainda mais o desconhecido.
Por meio de seu site, o Kids2geher, a consultora de viagens, Nathália Lima, compartilha as viagens feitas por ela, com o marido e os 3 filhos pequenos, além de trazer dicas especiais de cada lugar que conheceu com sua família. “Quando viajamos, pensamos apenas na diversão, mas durante a viagem você traz à tona a melhor versão de você mesmo, e é isso que tento mostrar aos meus filhos em todas as viagens que fazemos juntos”.
A consultora conta um pouco das suas experiências em viagens e separou uma lista com dicas especiais para aqueles que pretendem viajar mas nunca sabem por onde começar. Confira abaixo:
Escolha primeiro o destino
O planejamento da viagem se torna mais fácil quando escolhemos o destino, independentemente se for nacional ou internacional. “Busque todas as informações sobre aquele lugar, seja de história, geografia, cultura e comidas típicas. Dessa forma a vontade de embarcar na viagem só aumenta”, explica Nathália.
Consulte a previsão do tempo
A consultora aconselha pesquisar sobre a previsão do tempo do destino antes de fazer as malas, desse jeito, você evita carregar coisas desnecessárias, diminuindo o excesso de peso na bagagem e ainda garante mais conforto durante a viagem.
Atenção ao fuso horário
Nathália aconselha que, assim que desembarcar no local, tente se adaptar ao fuso horário para a viagem ser melhor aproveitada de acordo com o ritmo da cidade. “Os primeiros dias acabam sendo mais difíceis, mas depois que nos adaptamos as coisas vão entrando nos eixos”, explica ela.
Tenha um plano B
A consultora orienta a ter sempre uma alternativa ao roteiro programado, pois mesmo com um planejamento prévio, o clima pode mudar e locais podem fechar, já que imprevistos acontecem.
Divirta-se
Como última dica, Nathália acrescenta que o mais importante numa viagem é se divertir e deixar o estresse e preocupações de lado. “Às vezes o tempo de viagem é curto e só o fato de estar em outro lugar, curtindo um novo ambiente e uma nova cultura, já é motivo para deixar qualquer situação incômoda para trás”, afirma a consultora.
Mais Informações: www.kids2gether.com.br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Bet_Noire