O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), ação de cidadania em que os parques de diversões e atrações turísticas de várias partes do Brasil abrem as portas para atender pessoas com deficiência em seus espaços, chega à sua 12ª edição, e será realizado na semana de 5 a 9 dezembro.
Desde 1992, a data de 3 de dezembro foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A celebração visa promover debates e reflexões acerca das pessoas com deficiências e conscientizar a sociedade para a necessidade de oportunidades iguais a todos.
No Brasil, a ação social surgiu em 2009, idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com o apoio da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra). O evento foi nomeado de Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, e tem como objetivo valorizar a inclusão e as diferenças.
Os parques de diversões e atrações turísticas associados às duas entidades escolhem um dia de dezembro, entre os sugeridos pelo Sindepat, para comemorar a data. Em seguida, os associados contatam instituições e ONGs, com atuação junto a pessoas com deficiências, convidando-as a participarem das comemorações. A entrada é gratuita e cada parque ou atração é responsável pelas atividades oferecidas aos visitantes e seus acompanhantes.
No ano passado, mais de 20 empreendimentos aceitaram o convite para participar do DNPD, e receberam aproximadamente 10 mil participantes de mais de 60 instituições, em pelo menos oito estados brasileiros.
A iniciativa conta com um padrinho oficial que é o desenhista Mauricio de Sousa, que cedeu gratuitamente o personagem “Luca”, um menino cadeirante, para compor a logo do DNPD, e também, como madrinha, a deputada estadual de São Paulo e cadeirante, Célia Leão. Além deles, alguns empreendimentos participantes contam com a presença de autoridades, artistas ou atletas que apadrinham a ação.
Sobre a Adibra
A Associação Brasileira de Parques e Atrações foi criada em 1989 e reúne mais de 150 empresas filiadas, que representam aproximadamente 450 operações entre parques aquáticos, temáticos, itinerantes, de trampolim, aquários, atrações turísticas, Centros de Entretenimento Familiar (FEC´s), jogos eletrônicos, infláveis, buffets infantis e fornecedores do setor. A missão da Adibra é promover a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação, inovação, ética e responsabilidade social.
Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa
Foto destaque por: Divulgação