Quem gosta das antigas histórias de princesas, fadas e bruxas vai se encantar com uma viagem pela Rota Alemã dos Contos de Fadas. São 600 km entre as cidades de Hanau e Bremen, uma região que tem tudo a ver com os contos criados pelos irmãos Grimm, sendo alguns dos mais famosos “Branca de Neve”, “A Bela Adormecida”, “Rapunzel” e “Chapeuzinho Vermelho”.
Ao longo do roteiro, encontram-se castelos e pequenas cidades de arquitetura enxaimel que inspiraram as histórias, além de museus e monumentos feitos em homenagem a elas. Por lá acontecem ainda festivais que celebram esses contos de fadas, que fazem parte da cultura e da história da Alemanha. Em alguns trechos do caminho, vale a pena explorar os locais a pé ou de bicicleta para sentir o encantamento que os bosques parecem ter.
A rota começa tradicionalmente em Hanau, cidade natal dos irmãos Grimm, e termina em Bremen, que ficou famosa graças à fábula “Os Músicos de Bremen”. Em Hanau, cidade próxima a Frankfurt, há um monumento aos Grimm e um museu dedicado a eles no Castelo Philippsruhe. Na pequena cidade de Steinau, conheça a casa onde os irmãos viveram por alguns anos, que hoje funciona como um museu de seus contos de fadas. Mas talvez o museu mais completo sobre o tema seja o de Kassel, o Brüder Grimm-Museum.
Em Marburg, Jacob e Wilhelm Grimm estudaram na universidade da cidade, e ali há uma série de referências a suas histórias, como estátuas e pinturas. Dizem que a pequena vila de Bergfreiheit inspirou o conto da Branca de Neve. Já Schwalmstadt é a terra da Chapeuzinho Vermelho. Se quiser visitar o verdadeiro castelo da Bela Adormecida, vá a Sababurg, em Hofgeismar. Dica: o castelo também é hoje um hotel (Dornröschenschloss Sababurg).
Em Trendelburg, há a famosa torre da Rapunzel. Ao lado, funciona um hotel, o Hotel Burg Trendelburg, que é todo temático. Outro ponto clássico da rota é a cidade de Hamelin, que inspirou o conto “O Flautista de Hamelin”. Nessa viagem, você vai se sentir no meio de uma dessas histórias clássicas, que, ali, saem das páginas dos livros para ganhar vida.
Mais informações em: germany.travel
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Teka77