Água da vida – assim era chamado o uísque (ou “whisky”) pelos povos ancestrais da Escócia. Centenas de anos se passaram e a bebida continua sendo a favorita dos escoceses, que se tornaram mestres na arte da destilação. O uísque é a bebida nacional e o maior produto de exportação do país.
A Escócia conta com mais de 100 destilarias ativas. No processo de destilação a arte está no detalhe: na nascente da água, na origem da madeira do barril, na proximidade do mar ou no clima das montanhas – cada elemento agrega um toque de sabor à bebida. E aí é que mora a magia da degustação: com tanta diversidade em solo escocês, dá para imaginar a quantidade de uísques para se experimentar?
Eleger um uísque favorito é sempre difícil. Pergunte qual é o melhor a um escocês e receberá uma resposta diferente por pessoa. Então o legal é mesmo experimentar e aos poucos perceber as diferenças entre um e outro. Mesmo que você não seja um grande apreciador de uísque, inclua algum dos lugares abaixo em seu roteiro de viagem. Afinal, na Escócia, uísque é cultura.
As destilarias da Escócia estão categorizadas em cinco regiões: Speyside, Highlands, Lowlands, Islay e Campbeltown. Como falamos antes, parte da magia do uísque é poder trazer os elementos da região em que foi produzido. Pois bem, cada uma destas cinco regiões influencia o uísque de forma diferente e dá à bebida características únicas – seja a maresia de Campbeltown, as algas de Islay ou a água pura das Highlands. Destas cinco, há duas regiões que concentram 80% das destilarias: Speyside e Highlands. Se você quiser saber mais sobre cada uma das cinco regiões, vale a pena ver o guia de destilarias do VisitScotland.
Ao lado do Castelo de Edimburgo, na capital do país, fica o premiado Scotch Whisky Experience, uma espécie de museu interativo que explica as etapas do processo de destilação com tours muito interessantes. É ótimo para quem acaba de chegar e ainda não conhece muito sobre o assunto. O tour passa por uma réplica de destilaria e o melhor: o guia de áudio está em português. Escolha o tour com degustação para provar uísques das diferentes regiões da Escócia.
A região das Terras Altas abriga mais da metade das destilarias da Escócia. Perto de Inverness, fica uma sub-região chamada Speyside. Para quem gosta de uísque puro malte, eis aqui o paraíso. Mas é necessário se programar com antecedência: há 50 destilarias em Speyside e nem todas oferecem tours ou estão abertas ao público. Para ajudar nesta tarefa existe a Malt Whisky Trail, que lista nove das destilarias mais famosas, entre elas a Cardhu (Johnny Walker), a Glenfiddich, a Glenlivet e a Strathisla (Chivas Regal).
Como é proibido dirigir após o consumo de álcool, a melhor coisa aqui é contratar um tour do tipo excursão ou chamar aquele amigo que não bebe para dirigir o carro. Empresas como a Rabbies e a Highland Explorer oferecem whisky tours que te levam não só às grandes destilarias, mas também às menores, onde os processos são mais artesanais. Estas são muitas vezes as destilarias favoritas dos escoceses, que valorizam bastante os pequenos fabricantes. Há opções de excursões saindo de Edimburgo, Glasgow e Inverness. Vale também consultar o seu agente de viagens aqui no Brasil, pois há muitos pacotes disponíveis para grupos pequenos.
Outra forma de viver uma experiência escocesa de uísque é visitando um dos muitos festivais que acontecem todos os anos. O mais famoso deles é sem dúvidas o Spirit of Speyside, que acontece entre abril e maio. Mas há outros igualmente interessantes, como o Islay Festival of Music & Malt, que reúne música típica e o uísque maltado da pequena ilha escocesa de Islay entre maio e junho. Ou então o Glasgow Whisky Festival, que este ano será em 11 de novembro, e o Dramathon, que é na verdade uma corrida curiosa em Speyside: você escolhe o percurso (maratona, meia maratona, 10K ou revezamento) e a cada destilaria pela qual passar ao longo do caminho você recebe um carimbo; no final, cada carimbo equivale a uma garrafa em miniatura. Um belo incentivo, não?
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Lacheev