Cidade portuária a 120 km de Santiago, Valparaíso surpreende pelas cores e pelo cenário urbano – um “caos organizado”. É exatamente aí que está o charme do destino, uma cidade em que as ruas formam labirintos de sobe e desce em morros debruçados sobre o mar. Valparaíso contrasta em tudo com sua vizinha, o balneário de Viña del Mar.
Muitas das construções do centro histórico são prédios coloniais do século XIX, com fachadas coloridas e bem preservadas. Há ainda ruas estreitas, igrejas, escadarias, funiculares e uma série de mirantes com lindas vistas para a costa. Essa arquitetura única rendeu a essa parte da cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Valparaíso é há décadas fonte de inspiração para artistas, como o poeta chileno Pablo Neruda, e um dos destinos mais visitados do Chile. Caminhar pelos “cerros” (os morros do centro) é a principal atividade por lá, principalmente Monte Alegre e Concepción, onde você pode encontrar museus, palacetes, mirantes e restaurantes de frutos do mar frescos.
Vale também visitar a La Sebastiana, casa onde morou Pablo Neruda, que é hoje um museu; a Praça Sotomayor e os mirantes do Paseo Yugoslavo e do Paseo 21 de Mayo. Os funiculares, além de facilitarem o deslocamento pelo centro, também dão acesso a vistas incríveis para o mar.
Por sempre ter sido uma cidade movimentada – graças ao porto – e por receber pessoas de todo o mundo, Valparaíso é um lugar de muita personalidade. Há joias escondidas por todos os cantos. Principalmente nos cerros, surgem cada vez mais restaurantes de alta gastronomia (geralmente com preços bem acessíveis), cafés descolados, hotéis boutique, lojas exclusivas, galerias de arte e muito mais.
Como chegar
Há voos diretos entre São Paulo e Santiago pela Latam, Gol e Avianca. Pela Latam, também há voos diretos a partir do Rio de Janeiro. Depois, siga de carro até Valparaíso, ou então de ônibus, passando por Viña del Mar.
Onde ficar
Hotel Boutique Sutherland House
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / pierivb