O Peru é destino conhecido entre os amantes de história e arqueologia. São diversos sítios arqueológicos incríveis da civilização inca e de outras ainda mais antigas. Esses resquícios dos séculos e milênios passados estão preservados em diversas partes do país, inclusive na capital, Lima. Em pleno perímetro urbano, entre o centro histórico e as praias, há dois sítios arqueológicos que valem a visita.
Graças a essas e a outras evidências do passado, Lima é uma das cidades milenares do Peru. Várias civilizações pré-hispânicas habitaram o local – há vestígios de construções feitas há mais de quatro mil anos. Em alguns lugares do centro de Lima, onde hoje, por exemplo, estão a Catedral e o Palácio do Governo, já existiram grandes templos.
Nem todas essas antigas edificações se perderam com o tempo. Em alguns distritos, no meio dos prédios modernos, estão preservadas ruínas de civilizações pré-incas: são as huacas, sítios arqueológicos no meio da cidade. Um deles é a Huaca Huallamarca, em San Isidro. Trata-se de uma pirâmide de 35 metros de altura, feita de tijolos de adobe (uma mistura de barro e palha). Arqueólogos encontraram no local túmulos, cerâmicas e outros instrumentos, exibidos no museu ao lado.
O outro sítio em Lima é a Huaca Puccllana, no bairro de Miraflores. Também exibe uma grande pirâmide, um antigo templo dos povos pré-incas que habitavam o local. O sítio arqueológico ainda está em processo de restauro e parte dele está soterrada. Vale ressaltar que essas pirâmides conseguiram permanecer de pé ao longo do tempo graças a uma técnica de construção que a tornaram resistentes aos terremotos, comuns na região.
Mais informações em: peru.travel
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / ManuelGonzalezOlaecheaFranco