Ícone do site Qual Viagem

Descubra os melhores destinos do mundo para comer uma pizza

Foto por IStock/ Nayomiee

Entre os brasileiros, São Paulo é bem conhecida pelas deliciosas pizzas, seja pela quantidade de pizzarias espalhadas pela cidade, pela criatividade nos sabores e, claro, pelos recheios bem servidos. E um levantamento de dados recente da Booking.com mostrou que a fama da capital paulista em fazer ótimas pizzas vai além das fronteiras do país: São Paulo está no top 8 destinos do mundo mais recomendados por viajantes globais para comer uma pizza. E não só isso: além de Itália e Estados Unidos, bem consolidados quando o assunto é pizza, o Brasil é o único outro país que marca presença no ranking mundial.

Outra pesquisa da plataforma revelou que 71% dos viajantes brasileiros pesquisam a cena gastronômica de um destino antes de tomar a decisão de conhecê-lo. Assim, para ajudá-los na escolha das próximas férias, a Booking.com compartilha as cidades mais recomendadas por viajantes globais na plataforma para comer uma pizza:

1. Nápoles, Itália

Um símbolo italiano, a pizza é muito apreciada no país – chegando a aproximadamente 1 milhão de pizzas consumidas todos os dias. E Nápoles não é apenas o local mais recomendado do mundo para experimentá-la no ranking da Booking.com: em 2017, a arte dos pizzaiolos napolitanos foi anunciada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Diferente do que o brasileiro está acostumado quando sai para comer uma pizza, as napolitanas são individuais e feitas com poucos ingredientes. Além disso, para ser considerada uma autêntica pizza de Nápoles, há várias regras que devem ser seguidas durante o preparo.

Durante uma viagem ao destino, vale a hospedagem no Starita Bed & Pizza, que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com.

2. Roma, Itália

Outra cidade muito recomendada para quem ama uma pizza é a romântica capital italiana. Roma é uma mistura de história, cultura e arte, e abriga alguns dos mais importantes monumentos históricos e turísticos do mundo, como o Coliseu, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, e a Fontana di Trevi. A riqueza gastronômica também é percebida por todos os cantos da cidade, como sua pizza, que tem características próprias, como a massa mais fina e crocante. Além de passeios turísticos para degustar a iguaria, também é possível aprender a fazer uma pizza em uma oficina privativa de culinária.

Um bom local para se hospedar no destino é a casa de hóspedes Monti Garden, que serve café da manhã ao melhor estilo italiano, no jardim.

3. Chicago, Estados Unidos

Foto por Divulgação

Primeiro destino da lista fora da Itália, Chicago é uma cidade bem famosa por suas pizzas, que são bem diferentes de suas primas italianas. A chamada “deep dish pizza” possui massa grossa e um recheio caprichadíssimo, tanto que é servida em uma forma bem alta, como uma torta – perfeita para os 80% de viajantes brasileiros cuja motivação para viajar é provar novas comidas, segundo a pesquisa da Booking.com. Quem adora comida com muito queijo, molho de tomate e ainda mais ingredientes para complementar o sabor, não pode deixar de experimentar este prato típico de Chicago. Para quem visitar o destino, é possível fazer um tour guiado focado em pizzas e conhecer mais sobre a importância cultural do prato na cidade.

Uma boa opção de hospedagem é o hotel citizenM Chicago Downtown, que faz parte do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com.

4. Milão, Itália

Não só de moda e design vive a cidade de Milão, na Itália. E mesmo que não seja tão famosa pelo clássico prato italiano quanto Nápoles e Roma, também é um ótimo destino para descobrir novos restaurantes e provar deliciosas pizzas durante uma viagem. É possível até mesmo fazer uma aula de culinária para aprender a fazer uma pizza. Enquanto o viajante estiver na cidade, vale a visita à bela Catedral de Milão, incluindo um passeio no terraço do Duomo, e à Galeria Vittorio Emanuele e sua claraboia impressionante.

Uma opção de hospedagem em Milão é o NYX Hotel Milan by Leonardo Hotels, que oferece um restaurante e um lounge bar.

5. Veneza, Itália

Com 118 ilhas interligadas por mais de 400 pontes, Veneza é um destino cobiçado por muitos viajantes. Os canais percorridos pelas famosas gôndolas permitem uma experiência única de férias e há vários locais de interesse para os turistas, como a Piazza San Marco, a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros. Como um autêntico destino italiano, a pizza também não fica de fora dos cardápios de turistas e locais.

B&B Casin dei Nobili é uma excelente alternativa de acomodação na cidade, com vista para os canais.

6. Nova York, Estados Unidos

Em Nova York, a regra é dobrar a pizza ao meio e comê-la com as mãos, como uma refeição rápida. Mas os talheres não fazem falta, afinal a pizza não tem tanto recheio quanto as brasileiras e é composta por fatias grandes de massa fina, molho de tomate, queijo e adicionais, como o pepperoni. Uma boa pedida para quem quer experimentar não somente a pizza nova-iorquina, como também a forma local de apreciar o prato, é um passeio guiado pelo West Village, no qual o grupo conhece três pizzarias diferentes.

Para a hospedagem, o MADE Hotel é uma ótima pedida e tem um restaurante especializado em culinária americana.

7. Florença, Itália

Florença é ideal para os apaixonados por arte e possui alguns dos mais importantes museus e galerias do mundo, com obras de Michelangelo, Boticceli, Caravaggio – só para citar alguns. A centenária Catedral de Santa Maria del Fiore é outro ponto imperdível no destino, assim como a conhecida Ponte Vecchio. E, como toda cidade italiana, a gastronomia também tem um lugar de destaque em qualquer roteiro. Em sétimo lugar no ranking de cidades ideais para comer uma pizza, Florença também oferece excelentes pizzarias para quem a visita. Também é possível combinar um jantar com pizza e concerto de ópera italiana.

Para a hospedagem, o Art Hotel Villa Agape é uma ótima opção, rodeado por um lindo jardim.

8. São Paulo, Brasil

Único destino do ranking fora da Itália e dos Estados Unidos, São Paulo possui incontáveis pizzarias espalhadas por todos os cantos – resultado da imigração italiana na cidade –, que servem diferentes estilos do prato. É possível encontrar desde as mais clássicas às criativas e cheias de ingredientes inusitados, passando pelas napolitanas, pizzas doces e até retangulares. Rodízios de pizzas também são queridinhos pelos paulistanos. Em uma viagem a São Paulo, comer uma boa pizza com a família ou amigos é um item quase obrigatório no roteiro.

Para a hospedagem, o Ô de Casa Hostel é um ótimo local para conhecer pessoas e convidá-las para uma noite regada a pizza e um bom vinho para acompanhar.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Nayomiee

Comentários

Sair da versão mobile