A pequena Taormina se estende pelas encostas de montanhas na costa leste da Sicília, destino tradicional do sul da Itália. De um lado, está o Mar Jônico, com um incrível tom azul turquesa. Do outro, as montanhas, com o imponente vulcão Etna que domina o horizonte. Essas paisagens deslumbrantes tornam Taormina uma das principais cidades turísticas da Sicília.
Muitos turistas costumam passar apenas um dia em Taormina, no caminho para cidades maiores como Palermo e Catânia. Mas vale estender a visita a Taormina. Além das praias paradisíacas, o centro da cidade é todo formado por ruas e ladeiras estreitas, algumas abertas apenas para pedestres, que datam do período medieval.
Um passeio obrigatório é passear pela principal rua do centro, a Corso Umberto, que é delimitada por duas passagens medievais: a Porta Messina e a Porta Catania. Por ali, há uma série de restaurantes, entre trattorias, osterias e pizzarias. Tudo em um clima muito aconchegante e descontraído, com mesinhas na calçada. Também é um ótimo local para compras, com lojas de roupas, sapatos, joias e relógios. Em alguns pontos, é possível admirar uma bela vista panorâmica para a costa.
No centro, estão concentrados os prédios e monumentos históricos, como a Catedral de Taormina, muralhas de pedra medievais, a igreja de Santa Caterina e antigos palácios. Não deixe de conhecer o Teatro Antico di Taormina, um belo anfiteatro grego ao ar livre construído no século III a.C. Vale também passear pelos jardins públicos da Villa Comunale. Acima do centro, encontra-se a maioria dos hotéis da cidade.
Quanto às praias, mergulhe num mar azul cristalino em lugares como Lido Isola Bella, Lido La Pigna e Lido La Dolce Vita. Algumas praias são de areia, outras têm apenas pedras. Para ir do centro às praias, uma opção rápida e barata é ir de teleférico, o Funivia. Por ser uma cidade turística de veraneio, muitos lugares em Taormina não funcionam durante o inverno. Julho e agosto são meses de muito movimento. Por isso, o ideal é ir para lá em maio ou setembro.
Como chegar
Para ir de São Paulo à Sicília, pegue um voo pela Alitalia até Catânia, com uma escala em Roma. De Catânia, siga até Taormina de carro, táxi ou trem. Catânia fica a 55 km de Taormina.
Onde ficar
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / andras_csontos