A incrível paisagem marcada pelo calcário e pelas plantações de arroz faz de Guilin um destino fabuloso. Localizada no sul da China, a região é o centro político, econômico e cultural da Guangxi há mais de dois mil anos, o que a faz ser consagrada pelo tempo de muitas maneiras.
O Rio Li, principal sistema fluvial da região, é uma das atrações mais famosas da cidade, e o motivo para isso é fácil de descobrir: são 83 quilômetros de paisagens únicas com colinas, cavernas, penhascos e aldeias agrícolas que juntos formam um verdadeiro espetáculo natural. A reputação do lugar é tão grande que recebeu o apelido de “Galeria de Arte do Rio”.
Entre a junção do Rio Li e do Rio Peach Blossom está a atração mais famosa de Guilin, a Colina da Tromba de Elefante. O nome foi escolhido porque a forma do monte parece um elefante gigante mergulhando seu tronco nas águas do Li. Além da beleza natural, o local abriga uma caverna chamada Lua da Água e um pagode para o Templo de Puxian e Yunfeng.
Na caverna Lua da Água podem ser encontrados mais de 70 escritos das Dinastias Tang e Song. Já no Templo de Puxian e Yunfeng, construção da Dinastia Ming, o destaque fica pelo formato do edifício que se parece com o cabo de uma espada. Ainda na colina, existe outra caverna, que atravessa o monte e representa os olhos do elefante. Há muitas esculturas e inscrições dentro e fora da caverna, sendo o mais conhecido um poema de Lu You, um dos quatro grandes poetas da dinastia Song do Sul.
Rodeado de montanhas, águas cristalinas, vales, cavernas, fauna, flora e relíquias, em uma área de mais de 120 hectares, o Parque das Sete Estrelas é onde se concentram as paisagens naturais de Guilin. O nome do local deriva dos sete picos das montanhas Putuo e Crescente, que possuem o formato da constelação Ursa Maior.
O centro do parque fica na Montanha Putuo, onde se encontram os principais pavilhões e cavernas, como a de Qixia, apelidada de “Residência dos Imortais” devido às Tumbas dos Três Generais e às Tumbas dos 800 heróis.
Localizada a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, a Montanha Yao é a mais alta da região. É de lá que saem os teleféricos, que possuem 1.416,18 metros de comprimento, que levam os turistas por entre vales e uma floresta misteriosa, proporcionando uma linda visão panorâmica de Guilin.
Além do passeio de teleférico, existem outras atrações que podem ser visitadas, com os Templos de Yao, dos Cervos Brancos e Tianci, o mausoléu dos príncipes de Jingjiang da Dinastia Ming, que abrange 15 quilômetros de sul a norte e 7 quilômetros de leste a oeste.
O cenário mais intrigante e exótico de Guilin fica dentro da Reed Flute Cave. O pitoresco ambiente é formado por estalagmites, estalactites e cortinas de pedras que viram magia pura ao serem banhadas pelas cores das lanternas, formando um verdadeiro espetáculo iluminado.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por shunjian123