O Peru é mesmo um país único no mundo. É inegável sua diversidade cultural e sua rica história, que data de milênios atrás. O país oferece vários tipos de destinos, das praias às montanhas, das cidades que remetem à época colonial às ruínas da grande civilização inca. A maioria dessas joias concentra-se na parte sul do Peru. Uma delas é a cidade de Arequipa, cujo centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Fundada em 1540 pelos espanhóis, a chamada Villa de la Asunción de Nuestra Señora del Valle Hermoso de Arequipa fica no vale do rio Chili e estende-se aos pés do impressionante vulcão Misti. Se a natureza em torno da cidade é de encher os olhos, as construções feitas pelo homem não ficam muito atrás. A arquitetura dos monumentos de Arequipa é resultado de uma mistura entre o barroco, as influências espanholas e alguns elementos andinos e incas, o que formou um estilo único que data do século XVII.
Destacam-se no centro histórico a majestosa Plaza de Armas, a Catedral, a Igreja da Companhia de Jesus e o Monastério de Santa Catalina. Há também cerca de 500 casarões do século XIX distribuídos em ruas estreitas, com grandes arcos e tetos abobadados. Graças ao topo coberto de neve do Misti e ao sillar, uma pedra branca vulcânica usada em muitas construções da cidade, Arequipa ganhou o nome de Cidade Branca.
Quem visitar Arequipa pode também visitar seus arredores, como os profundos canyons de Cotahuasi e de Colca, o Vale dos Vulcões em Andahua e as praias de Camaná, Mejía, Mollendo e Caleta San José. Nesta última, só é possível chegar por mar e é um lugar muito bonito e quase deserto.
A gastronomia de Arequipa também merece receber destaque. Entre os pratos estão o rocoto relleno (pimentão recheado com guisado de carne), o adobo (carne marinada) e o chupe de camarones (sopa feita com milho fresco, queijo e leite). Experimente a deliciosa culinária local nas picantería, tradicionais estabelecimentos da cidade. Para a sobremesa, aproveite os chocolates da local La Ibérica.
Como chegar
Pegue um voo até Lima pela LAN, Avianca ou TAM, a partir de várias capitais brasileiras. Depois, faça o trajeto Lima-Arequipa também de avião. Cerca de mil quilômetros separam essas duas cidades.
Onde ficar
Los Tambos – lostambos.com.pe
Tierra Viva Arequipa Plaza Hotel – tierravivahoteles.com/pt-br/tierra-viva-arequipa-plaza
Casa Andina Private Collection Arequipa – casa-andina.com/destinos/arequipa/hotel-arequipa-peru_casa-andina-private-collection
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação