O Carnaval se aproxima e, com ele, a primeira grande oportunidade para os viajantes brasileiros em 2020. Para ajudar os viajantes a se planejarem, o KAYAK fez um levantamento que aponta os destinos mais baratos para cair na folia este ano. Confira a seguir a lista e os principais atrativos de cada destino:
1. São Paulo
A capital paulista é o destino mais procurado por turistas para o feriado de folia. Não a toa, já que contará com mais de 800 blocos de rua, além de desfiles de escolas de samba, festas e ensaios. O agito já começou, porém, o pré-Carnaval oficialmente começa dia 15 de fevereiro e o pós se estende até o dia 1º de março.
Apesar de ter diversão espalhada pela cidade inteira, os principais blocos se concentram entre a Sé e Pinheiros. Entre os destaques estão: o Galo da Madrugada, que desfila pela segunda vez nas ruas paulistanas, e blocos com Alceu Valença, Elba Ramalho e Daniela Mercury.
2. Brasília
Além de centenas de blocos de rua, a capital federal também conta com mais uma edição do já tradicional Carnaval no Parque, onde se apresentam nomes como Lexa, Monobloco, Jorge & Mateus, entre outros. O evento ocorre aos fins de semana e feriados no Ginásio Nilson Nelson.
3. Belo Horizonte
Com quase 500 blocos de rua, o Carnaval de Beagá já caiu nas graças do público e reuniu milhões de foliões em suas últimas edições. Neste ano, o evento que reúne artistas do sertanejo, rock, pagode e samba, entre outros, vai ocorrer de 8 de fevereiro a 1º de março. Destaque para os blocos Pacato Cidadão, Chame o Síndico e Bartucado.
4. Porto Alegre
Menos badalada, Porto Alegre conta com 24 blocos de rua em 2020. De 1º de fevereiro a 8 de março, aos sábados, domingos e feriados, a capital gaúcha vai reunir turistas e moradores em três roteiros principais: Cidade Baixa, Centro Histórico e Orla. Entre os blocos estão Maria do Bairro, Panteras do Samba e Bloco do Fusca Azul.
5. Curitiba
Já em Curitiba, a programação do Carnaval será ainda mais abrangente, já que, além de blocos e desfiles de escola de samba, haverá eventos como a Zombie Walk – tradicional “caminhada” zumbi que já ocorre há mais de 10 anos. Concurso de fantasias, Carnaval Nerd e música eletrônica também são destaques na capital paranaense.
6. Vitória
Quem deseja curtir o desfile de escolas de samba de Vitória, deve se antecipar um pouco. Isso porque, neste ano, o evento ocorre com uma semana de antecedência, de 13 a 15 de fevereiro.
Já durante a folia oficial é possível curtir as praias da cidade e arredores, como Vila Velha, assim como sua vida noturna.
7. Manaus
Em Manaus, o Carnaval reúne 110 bandas e blocos, de 7 de fevereiro a 8 de março. O Galo Manaus é um dos principais atrativos, com mais de 12 horas de programação e diversos artistas integrantes. Neste ano, a banda homenageia Elba Ramalho.
8. São Luiz
Com um pré-Carnaval que começou nos primeiros dias de janeiro, a capital maranhense tem extensa programação de blocos de rua, como os tradicionais Bicicletinha e Bloco da Imprensa. Suas ruas coloniais, que lembram a pernambucana Olinda, ficam apinhadas de turistas e moradores foliões.
9. Belém
Belém terá um Carnaval recheado de atrações nacionais, como os baianos Saulo e Durval, Rennan da Penha, Wesley Safadão, entre outros. E, além do agito na capital, será possível curtir a festa pelo interior do Estado, com artistas de diferentes ritmos.
10. Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro conta, além de seu tradicional desfile de escolas de samba na Marquês do Sapucaí, com mais de 500 desfiles de ruas, com blocos e bandas. A folia é dividida pelas seis áreas da cidade, porém, é no Centro e na Zona Sul que se concentram os principais eventos.
Entre os blocos, que passarão pelas ruas da cidade de 2 de fevereiro a 1º de março, estão: Bloco da Preta, Fervo da Lud, Monobloco, Cordão do Bola Preta, e mais.
Texto por: Eliria Buso com informações de agência
Foto destaque por divulgação/ Bloco 77