A Ilha de Boipeba tem forte produção de coco e dendê, verificando-se, ainda, o cultivo de algumas frutas como manga, goiaba, caju e mangaba. Não são utilizados automóveis nos percursos da ilha, o acesso entre as fazendas e povoados é realizado por meio de embarcações ou através de estradas vicinais, sendo os percursos feitos a pé, de bicicletas ou de trator. O que mantém a conservação ambiental da área e motiva o turismo ecológico.
Entre as praias mais conhecidas, Moreré, situada na costa leste abrange uma bela enseada de águas tranquilas, cercada de recifes de corais, situados a cerca de 500 metros da costa. As piscinas naturais que se formam neste ponto fazem do local, uma área ideal para banhos relaxantes e para a prática de mergulho.
A Praia de Moreré é uma enseada paradisíaca com águas calmas e cristalinas, recifes de corais, piscinas naturais e um enorme banco de areia que, na maré baixa, permite longas caminhadas.
Para chegar à vila de Moreré pela praia, caminhando por uma trilha desde a Velha Boipeba ou com tratores que fazem o transporte durante o verão. Vale a pena provar as delícias da cozinha local, preparadas com frutos do mar como camarões, polvos e lagostas, ainda abundantes por lá.
Moreré é considerada uma das praias mais belas da Bahia e ainda preserva um ar de interior. A maior atividade local é a pescaria, mas o turismo ambiental e ecológico ultimamente tem proporcionado o aumento da economia local.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Fotos por Reprodução via boipebatur.com.br