Yakushima é uma pequena ilha no sul do Japão, em um formato quase circular. Esse destino é realmente singular. Seu território é montanhoso e coberto por uma floresta única na zona temperada do Hemisfério Norte. A densa vegetação é extremamente rica, com cerca de 1.900 espécies de plantas.
Entre os destaques estão exemplares do cedro japonês (“Yakusugi”) e resquícios de uma antiga floresta milenar. Já as montanhas chegam a quase dois mil metros de altura. Explorar essa ilha é como entrar em um mundo à parte. Yakushima envolve seus visitantes em uma atmosfera mágica, que parece ter saído de obras de ficção.
As árvores, muitas delas inclinadas, formam túneis e portais naturais. Seus galhos e raízes são retorcidos e cobertos por um musgo verde, assim como as pedras, que ladeiam os riachos. Por ser uma região muito úmida, com alta incidência de chuvas, é comum a floresta ser coberta por uma névoa, às vezes bem densa.
Fazem parte da fauna local os macacos de Yakushima, cervos e aves. A ilha serviu de inspiração para a famosa animação “Princesa Mononoke”, de Hayao Miyazaki. A floresta é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e grande parte da ilha é protegida por parques e reservas nacionais. Para chegar até lá, há barcos que saem de Kagoshima. Os turistas podem percorrer belas trilhas pela floresta.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / g-yuttana