Ícone do site Qual Viagem

Descubra Herculano, uma versão pequena e mais conservada de Pompéia

Foto por Istock/ Andrei Vasilev

Localizada na região de Campanha, na Itália, a cidade de Herculano é um destino imperdível para quem é apaixonado por história. Assim como sua “irmã famosa” Pompéia, ela foi destruída pelo vulcão Vesúvio, em 79 d.C e passou 1600 anos completamente soterrada por cinzas e lava. Hoje, quase dois mil anos depois, conta com um rico sitio arqueológico com ruínas de casas, termas e tabernas preservadas que contam um pouco de seu passado.

Foto por IStock/ martin951

A cidade romana está situada bem entre o mar e o Monte Vesúvio, e por conta disso, foi invadida de modo muito rápido pela erupção do vulcão. Apesar da tragédia, esse foi um fator decisivo para garantir a preservação de muitos de seus edifícios e monumentos. Não à toa Herculano é considerada uma versão mais compacta, porém bem mais preservada de Pompéia.

O que se vê da cidade, hoje, é resultado das escavações que começaram por volta do século 18. E olha que o tesouro revelado não corresponde nem a 25% de seu antigo território.

Por ser menos conhecida que a vizinha Pompéia, Herculano é menos visitada, o que garante aos sortudos que escolherem começar sua visita por lá, um roteiro tranquilo e sem pressa. Dica: aproveite para comprar o ingresso de Pompéia lá mesmo e evite suas enormes filas.

Para explorar essa volta ao passado de maneira fácil, vale a pena utilizar o mapa que é distribuído logo na entrada do sítio. Os atrativos mais imperdíveis são: Casa de Netuno e Anfitrite, Casa do Esqueleto, Fonte Ninfeu, Altar de Nonio Balbo, Casa do Atrio a Mosaico e Casa do Bicentenário – essa última, inclusive, onde foi encontrada uma cruz que representa um dos primeiros registros cristãos nas cidades romanas.

Foto por Istock / PacoLozano

Além disso, Herculano conta com diversas casas decoradas com afrescos e um valioso material orgânico com objetos domésticos em madeira que contam o cotidiano romano. São importantes vestígios que comprovam que o balneário era tão ou mais badalado quanto Pompéia.

Vale a pena conhecer, também, o Museu Arqueológico Virtual, que conta a história da erupção por meio de uma projeção 3D.

Herculano hoje abriga uma cidade nova, chamada Erculano, onde novas casas se contrastam às suas ruínas formando uma curiosa paisagem.

Foto por IStock/ porojnicu

Para chegar até lá, é possível fazer uma viagem de trem partindo de Nápoles – a 12 quilômetros dali; ou então fazer o trajeto de carro.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Andrei Vasilev

Comentários

Sair da versão mobile