Ícone do site Qual Viagem

Descubra curiosidades sobre a cerveja da República Tcheca

A cerveja tcheca é conhecida mundialmente, mas há certas curiosidades que você só pode descobrir visitando o território cervejeiro. Desde o ano de 993, quando a primeira cervejaria tcheca foi criada, o país não para de surpreender seus visitantes.

A Catedral do lúpulo

Foto por iStock / aaron007

Chrám chmele a piva (a Catedral do lúpulo e da cerveja) na cidade de Žatec, é uma área turística que foi construída no período de 2009 a 2012, através da transformação da área dos antigos armazéns de lúpulo. Ela conecta a tradição única de cultivo e comercialização de lúpulo na região de Žatec.

Ali você pode visitar a torre de vigia chamada Chmelový maják (o Farol do lúpulo), ao subir num elevador singular com projeção em 3D. Não se esqueça de visitar o labirinto adjacente de sacos de lúpulo no antigo depósito, bem como a sala de escudos, onde você pode aprender sobre a história desta região onde o lúpulo é cultivado. O relógio astronômico local também está relacionado ao lúpulo: é um mecanismo exterior suspenso com uma imagem alegórica que mostra o estilo de vida na localidade. Você também pode visitar o restaurante U Orloje e a mini-cervejaria com sua culinária regional e sua própria marca de cerveja.

Não apenas em Pilsen se produz cerveja

Foto por iStock / Marina113

Uma das mais antigas cervejarias do território tcheco é a Cervejaria Real de Krušovice na Boêmia Central, fundada no século XVI. Se quiser visitar esta cervejaria, precisa reservar com uma semana de antecedência. A visita com degustação dura mais ou menos 90 minutos e durante esse tempo você aprenderá muitas coisas interessantes sobre a produção desta cerveja de fama mundial.

A leste de Praga, em Velké Popovice, você encontrará outra antiga cervejaria cuja história começa no século XVI. A cervejaria Velké Popovice produz cerveja desde 1874 e aqui você também pode fazer um passeio, durante o qual você verá a histórica sala de culinária de 1928 e as adegas lager, onde você saboreará a cerveja não filtrada Velkopopovický Kozel.

Em Beroun, uma cidade muito próxima a oeste de Praga, existe uma cervejaria chamada Berounský medvěd (Urso de Beroun). A cervejaria continua a tradição da antiga cervejaria da cidade que foi fundada em 1872. Ali você pode experimentar vários tipos de cerveja de levedura não filtrada.

Na Boêmia do Sul, bem no centro histórico da cidade-balneário de Třeboñ, fica a Cervejaria Regente. A cervejaria foi fundada em 1379 e é uma das mais antigas do mundo. Aqui você também pode marcar uma visita à cervejaria, em plena luz do dia, bem como à noite, à luz de velas. E outra coisa: especialistas em cervejarias vão te ensinar o caminho certo para enviar cerveja.

Rotas da cerveja, a pé e de bicicleta

Foto por Divulgação

Você quer provar a cerveja tcheca ao máximo? Reserve algum tempo para caminhar por uma trilha de cerveja. Nas montanhas Krkonoše, as mais altas na República Tcheca, pode-se caminhar ao longo de uma trilha de 35 km observando as partes mais bonitas da serra e aproveitar seis paradas para saborear a cerveja de cervejarias locais.

O caminho da cerveja Krušnohorská, pelas montanhas, oferece cervejas lagers, clara e escura, cerveja de trigo alemã preparadas de acordo com receitas antigas assim como limonadas e bebidas refrescantes com baixo teor de álcool. Dezessete cervejarias na República Tcheca e na Alemanha criaram um circuito de cervejas, onde você receberá um mapa com informações sobre as cervejarias, um cartão de cerveja e poderá competir colecionando selos toda vez que visitar uma cervejaria. Como prêmio, você receberá uma caneca especial de meio litro com o nome da trilha da cerveja Krušnohorská pivní stezka.

Se você prefere ir de bicicleta, o maior caminho de cerveja para ciclistas na República Tcheca fica nos arredores de Rychnov nad Kněžnou, perto da cidade de Pardubice, onde você pode visitar três cervejarias locais e, claro, saborear cerveja. Outras rotas de cerveja para ciclistas também estão em Beskydy, nas proximidades de Opava, na Morávia do Sul e nas proximidades das cidades de Jihlava, Pelhřimov ou Chrudim.

Mais informações em: czechtourism.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile