Com tantas belezas, culturas, paisagens e história, chega a ser difícil não se encantar por Casimiro de Abreu e seu mar, cercado pela serra que forma um lindo contraste neste destino. Localizado no norte do estado fluminense, o município se resume a quatro palavras: tranquilidade, emoção, aventura e ecoturismo. Conhecer Casimiro é também conhecer um pouco da vida do poeta, que emprestou seu nome para a cidade e viveu parte da sua vida no lugar.
A aproximadamente duas horas do centro do Rio de Janeiro, o destino é uma ótima opção de viagem para quem deseja contemplar a natureza e se encantar com cada pedacinho, conhecendo as inúmeras atrações e pontos turísticos. Além disso, os caminhos da serra de Casimiro também te levam para duas regiões: Sana, no município de Macaé, e Lumiar, no município de Nova Friburgo.
Para agradar todos os gostos, Casimiro oferece diversas opções de passeios, que vão desde seu carro chefe, o ecoturismo, até os passeios de aventura, rurais, em família, culturais e náuticos, além da pesca e do mar. Independente de qual você escolher, não deixe de fazer uma parada e sentir a natureza nos mirantes, cachoeiras e até mesmo riachos – sua viagem não será a mesma sem conhecer esses lugares.
Quando o assunto são os pontos turísticos, dedique-se a conhecer a casa do poeta, que hoje é o Museu Casa de Casimiro de Abreu, a Cachoeira do Pai João, a Ponte de Arame, o Museu da Serra, a Cachoeira da Fumaça, o conjunto arquitetônico da Beira-Rio no distrito Barra de São João, a Estação Ferroviária na Sede e o Quilombo, onde ainda residem descendentes de quilombolas com uma rica herança de costumes e tradições.
O turista tem muitas opções para conhecer e se divertir em Casimiro. Em Barra de São João, por exemplo, você poderá encontrar uma arquitetura bucólica às margens do Rio São João, com um casario colonial, lembrando as ruas da cidade histórica. É também uma boa opção para assistir ao pôr-do-sol e fazer um passeio pelo rio.
Para curtir o mar, a prainha tem águas calmas e é cercada por prédios históricos e importantes para a cidade. A orla é uma boa opção para aproveitar o mar, no Praião. Na BR-101, faça uma parada na Reserva Biológica de Poço das Antes, e encontre espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado, característico das florestas do litoral fluminense.
Como chegar
O viajante pode acessar a cidade via BR-101, na localidade de Rio Dourado; ou, para quem já está na Costa do Sol, pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), que neste trecho faz a ligação entre Macaé e Cabo Frio.
Onde comer
Onde ficar
Texto por: Caroline de Oliveira, com informações do Guia Rio Serra Mar.
Foto destaque por Rio Serra Mar / José Eduardo Silva