A Rota 66 é cheia de paradas imperdíveis. Entre o caminho de Las Vegas e Los Angeles, no Condado de San Bernardino, está Calico, uma das cidades fantasmas mais antigas da Califórnia.
Situado em meio ao deserto de Moyage, Calico conta com um cenário típico de filmes de velho oeste: casas de madeira, minas de extração de minério, linhas de trem e vegetação rasteira.
Construída em 1881, a cidade teve seu ápice durante a Corrida do Ouro, graças às 500 minas que circundavam a região. Durante uma década, Calico foi considerada a maior produtora de prata de todo o estado da Califórnia. A venda do minério rendeu mais de $20 milhões. Quando a prata perdeu seu valor, por volta de 1890, os habitantes abandonaram o local.
Em 1950, o empreiteiro Walter Knott comprou o terreno e investiu em obras de restauro, doando-a para o Condado no 1966, quando passou a ser um Parque Estadual de San Bernardino.
Entre os principais pontos de visitas então os cinco prédios originais, que incluem salão de cabeleireiro, uma galeria, o correio, o banco e a casa de Lucy Lane, onde funciona o atual museu da cidade. Ainda é possível fazer passeios de trem e de bicicleta para conhecer Calico e o deserto de Moyage.
Por ter sido abandonada há muito tempo, a cidade tem diversas histórias mal-assombradas. Há um tour especial que explora Calico durante a noite. Para deixar a experiência ainda melhor, a região conta com mais de 200 pontos de camping, para pernoitar.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por miroslav_1