Fundada no século XV durante o Império de Otávio Augusto, Augsburg é a cidade mais antiga da região da Baviera, além de ser historicamente uma das mais importantes da Alemanha. Seu passado remete a poder e apesar da aparência medieval, Augsburg tem ares de metrópole bem agitada.
É ao longo da Maximilianstraße, a principal rua local, que ficam os casarões em estilo renascentista e imponentes igrejas que se tornaram as principais características de Augsburg. É ali que se situa o Palácio Schaezler, residência de um barão em 1756, hoje atuando como a Galeria Barroca Alemã que conta com diversos afrescos de renomados artistas como Peter Paul Rubens e Tiepolo. Ainda há o famoso salão de festas em estilo rococó, principal local de concertos de verão da cidade.
Um pouco mais ao longo da rua está a casa de Jakob Fugger. A família Fugger foi uma das mais notáveis da Europa, pois comercializou tecidos ao longo de três gerações e se tornou o principal ramo mercantil da região. Com os lucros do comércio, investiram em novas propriedades e fundações, que ainda hoje são mantidas. Como é o caso das igrejas de Ulrich e Santa Anna.
A Igreja de Saint Ulrich foi um mosteiro beneditino construído em estilo gótico por volta de 1474, a paróquia é originária da tumba romana de Santa Afra, que foi martirizada em 304, ambos são padroeiros da cidade. O local servia também como um mausoléu para a família Fugger.
Já a Igreja da Santa Anna funcionou como um mosteiro carmelita até 1321. A construção barroca do santuário foi concluída em 1749 e contém a Capela de Goldsmith e o Mausoléu de Jakob Fugger, a primeira estrutura renascentista da Bavária.
A casa Fuggerei é o mais antigo complexo habitacional existente no mundo, uma cidade dentro de uma outra cidade com 67 edifícios e 142 residências, que ainda conta com um museu dentro de um antigo bunker da Segunda Guerra Mundial onde está reunida uma série de informações sobre a época e a atuação de Augsburg nela. Durante a alta temporada, o local abre diariamente das 8h às 20h, e a taxa de entrada custa £4.
Não muito longe da casa Fuggerei está a Prefeitura, parada obrigatória para quem visita a cidade. A Rathaus é um singular prédio edificado em 1620, pelo arquiteto Elias Holl. O Golden Hall foi batizado assim devido ao seu impressionante teto dourado de madeira construído em 1624.
Augusburg também é a cidade natal de Mozart. As raízes da família e do artista são todas da Baviera. Para facilitar e orientar os turistas, a prefeitura colocou placas em todos os locais relacionados a família.
A começar pela casa dos Mozart. Uma bonita construção pintada de vermelho, que abriga um memorial e um museu que conta com um inventário de manuscritos musicais, instrumentos, gravuras e cartas que datam o século XVIII e XIX. Os quartos da casa foram dispostos por temas relevantes da vida da família e ainda há uma sala multimídia onde o visitante é convidado a assistir um show em slides.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por SeanPavonePhoto