As máscaras decoradas e coloridas se tornaram um dos grandes símbolos do Carnaval no mundo todo, inclusive no Brasil. O que nem todos sabem é que essa tradição está intimamente ligada à cidade de Veneza, na Itália. Ali acontece uma das maiores festas de Carnaval do mundo, o famoso Carnaval de Veneza (“Carnevale di Venezia”).
Um pouco diferente do nosso Carnaval, as festas de Veneza guardam toda uma pompa da época da antiga nobreza. A tradição começou em torno do século XVI, quando os nobres saíam para festejar em meio ao povo. Para não serem reconhecidos, se disfarçavam com as tais máscaras.
Em Veneza, as comemorações têm início cerca de duas semanas antes do feriado de Carnaval – nesse ano, os festejos começaram no dia 11 de fevereiro e seguirão até o dia 28. Máscaras com as faces brancas e muito bem decoradas a mão são vendidas pela cidade, assim como fantasias para você encarnar um nobre da época da Renascença.
Vista essas roupas coloridas para entrar na festa junto com os outros milhares de foliões que lotam as ruas, as principais praças, como a Piazza San Marco, e até os canais da cidade, criando uma atmosfera quase surreal. Há desfiles por toda a Veneza, inclusive nos canais com barcos alegóricos. Tudo isso, é claro, com muita música. Nos palácios, ainda acontecem festas privadas e os tradicionais bailes de máscaras.
Um dos eventos mais famosos é o Voo do Anjo (“Volo dell’Angelo”), ou da Colombina, no qual uma artista sobrevoa a Piazza San Marco em uma tirolesa. Visitar Veneza nessa época do ano é com certeza uma experiência única.
Mais informações em: carnevale.venezia.it
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mandymin