Localizada na beira da planície de Bisce, na Bósnia e Herzegovina, a cidadezinha de Blagaj é um lugar que encanta pelo visual inesperado. Por estar em meio à natureza, cercado de árvores e um rio de águas turquesas, além de ter pouquíssimos moradores e sem muitos turistas, o lugar é ideal para quem está procurando um destino fora do comum ou para fazer um retiro espiritual.
A região é conhecida principalmente pela Tejika, um mosteiro construído em 1520 por sufistas – corrente mística derivada do Islão. O mais impressionante a respeito do templo, no entanto, é que ele foi construído em uma pedra na margem do rio Buna.
O Buna é um atrativo à parte. Há passeios de barco que levam os visitantes através da caverna que fica na parte inferior da montanha que circunda o rio, que possui um tom azul esverdeado de água.
Ao redor do mosteiro e do rio ficam diversas lojinhas de souvenirs e doces de compota regionais. Ainda há charmosos e aconchegantes restaurantes que proporcionam uma vista impressionante do Buna.
Blagaj está bem próxima a Mostar, que pode ser conhecida em um dia. A cidade está acima do rio Neretva, o que faz dela um lugar incrivelmente charmoso, além dos diversos locais tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, como Stari Most, a “Ponte Velha”.
O centro histórico da cidade de Mostar também deve ser incluso no seu roteiro pela Bósnia e Herzegovina. Além disso, ainda há a possibilidade de fazer um bate e volta na Croácia e conhecer locais como Split e Dubrovnik, que ficam a menos de 150 quilômetros de distância.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por RossHelen