logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra as festas juninas de Mossoró (RN) | Qual Viagem Logo

Descubra as festas juninas de Mossoró (RN)

18 de abril de 2016

A Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas juninas do país e a maior do Rio Grande do Norte. Mais de um milhão de pessoas visitam Mossoró, a 290 km da capital Natal, todos os anos para curtir as festividades durante o mês de junho, no Corredor Cultural. As apresentações musicais englobam um pouco de todos os ritmos populares da região, do sertanejo ao forró, e valorizam os artistas locais. Esses grandes shows acontecem na Estação das Artes Elizeu Ventania, antiga estação ferroviária que está bem no centro da cidade.

Pingo da Mei Dia. Foto Raul Pereira (2)

Foto por Raul Pereira

Além dos festejos juninos típicos, há projetos culturais e autos populares grandiosos, o que já acontece há duas décadas. É durante esses festejos que acontece a encenação de um momento histórico da cidade. A Chuva de Bala no País de Mossoró comemora a resistência dos moradores de Mossoró ao bando de Lampião, expulso da cidade há mais de 80 anos. O palco do espetáculo teatral é o Adro da Capela de São Vicente. Há efeitos tecnológicos e interação com o público. As apresentações da Chuva de Bala acontecem sempre de quinta a domingo.

Chuva de Bala no País de Mossoró. Foto Raul Pereira (3)

Foto por Raul Pereira

Este ano, o Mossoró Cidade Junina terá um atrativo único: a passagem da Tocha Olímpica, que vai acontecer no dia 6 de junho. Durante o evento, a chama será conduzida pelos principais pontos da cidade, a única selecionada no Rio Grande do Norte. O percurso terminará com um grande show organizado pelo Comitê Olímpico.

Os eventos não param por aí. Tem Festival de Quadrilhas, Burro-Táxi, Feira de Artesanato e Comidas Típicas, Festival de Humor, de Repentistas, de Sanfoneiros, Fórmula Jegue, Cidadela e muito mais. As festas começam com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, com bandas de forró e axé em trios elétricos. Nesse bloco, o maior junino do Brasil, o público entra no clima e vai caracterizado com trajes e adereços típicos. Começa ao meio-dia, em uma das avenidas mais movimentadas de Mossoró, e segue por mais de 10 horas de muita festa.

Dorgival Dantas no palco da Estação das Artes. Foto Gildo Bento

Foto por Gildo Bento

A Cidadela Junina também faz parte da festa. É uma cidade cenográfica que retrata a Mossoró da década de 1920 e que oferece bares, restaurantes, lojas de artesanato, espaço para brincadeiras infantis e palco para shows. Não é só o forró que tem espaço por lá, mas também o pop, o rock, o samba, o jazz e a salsa. Em Mossoró, há ainda mais a fazer, como curtir suas águas termais. Aproveite para visitar suas cidades próximas, como Apodi, Tibau, Souza e Areia Branca.

Outras cidades do Rio Grande do Norte também organizam grandes festas. Natal reúne mais de 400 arraiás, além de um tradicional festival com participação de mais de 100 quadrilhas em competição. Milhares de pessoas visitam a cidade de Assu para curtir seus festejos juninos. Há também festas em Goianinha, Currais Novos, Extremoz, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Guamaré, Macau e Acari.

Mais informações em: mossorocidadejunina.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Gildo Bento

Comentários